domingo, 26 de junho de 2016

QUEM SÃO OS MEMBROS DO GOVERNO DE BACIRO DJÁ: Percurso Académico, Profissional e Político

image
Fonte: odemocratagb.com

O Jornal O Democrata, publica em síntese o percurso académico, profissional e político dos atuais governantes nomeados pelos decretos presidenciais N° 2, 4 e 5/2016. Este exercício jornalístico visa apenas fornecer as informações precisas aos leitores d’O Democrata para que cada leitor disponha de elementos que lhe permita formular opinião objetiva e responsável no exercício da cidadania.
BACIRO DJA : Primeiro-Ministro
Baciro Dja
Baciro Djá, nasceu no dia 31 de janeiro de 1973. Licenciou-se em Psicologia Social, pela Universidade de Havana (Cuba), em 1996. Em 1998, fez o Mestrado na Psicopatologia e Psicologia Clínica no Instituto Superior de Psicologia Aplicação de Lisboa (Portugal). Fez mestrado em 2005 na capital Francesa (Paris) em Psicopatologia e Psicologia Analítica
Foi presidente do  Instituto da Defesa Nacional. Em 2008 foi eleito deputado da Nação, no mesmo ano foi nomeado ministro de Juventude e Desportos. Entre  2011 a 2012 desempenhou a função do ministro da defesa nacional, no governo de Carlos Gomes Júnior. Em 2012 apresentou-se como candidato independente às eleições presidenciais.
Na sequência da vitória do PAIGC nas eleições legislativas de 20014, ocupou funções do ministro da Presidência do Conselho dos Ministros e Assuntos Parlamentares (segunda figura do Governo liderado por Domingos Simões Pereira).
Baciro Djá, faz parte dos 15 deputados do PAIGC expulsos do partido, uma expulsão que viria a ser anulada pelo Tribunal Regional de Bissau. Antes da expulsão, ocupava a função do terceiro vice-presidente do Partido Africano para a Independência da Guine e Cabo-Verde (PAIGC), membro do bureau político e do comité central.
Por decreto presidencial n° 06/2015, foi nomeado primeiro-ministro da Guiné-Bissau
 
FLORENTINO MENDES PEREIRA:  Ministro de Estado, da Energia e Indústria
image
Nasceu em Canchugo, norte da Guiné-Bissau. Formou-se em Contabilidade. Foi eleito Secretário-geral do PRS em 2012 e nomeado Secretário de Estado do Plano no primeiro Governo do PRS com a Resistência da Guiné-Bissau- Movimento Bá-fata. Dirigiu a Empresa Pública de Electricidade e Águas (EAGB), e foi conselheiro do ex-ministro de Estado dos Transportes e Comunicações do Governo de transição, Orlando Veigas entre Junho e Novembro 2013. Deputado da IX Legislatura  no Círculo 20 (Caio/Canchungo).
 


ARISTIDES OCANTE DA SILVA:  Ministro de Estado, da Presidência, do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares
image
Nasceu em 23 de Dezembro de 1966, em Bissau. Licenciado em Biologia de Organismos, e Mestrado em Biologia de Populações e Ecossistemas, e menção Ambiente do mesmo, pela Universidade de Ciências e Técnicas Paul Sabatier (UPS), Toulouse III, França. Foi Ministro quatro vezes: De 2005 a 2011 exerceu o cargo de Ministro dos Recursos Naturais, encarregue do Ambiente, Ministro da Educação Nacional, da Ciência e Cultura, de Ministro da Defesa Nacional. Desempenhou várias funções na estrutura do PAIGC. Agora é o novo Ministro da Presidência, do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares.
 

BOTCHE CANDÉ: Ministro de Estado e do Interior
image
Botche Candé nasceu a 18 de Julho de 1955, fez os estudos primários que veio a interromper após o falecimento do pai. Dirigente do PAIGC, membro da Comissão Permanente do partido, do Bureau Político, do Comité Central e Coordenador da Provincia Leste.
Em 2001 foi nomeado ministro de Estado e Conselheiro para Assuntos Religiosos do Presidente da República, Koumba Yalá. De 2002 a 2003 foi nomeado ministro do Comércio, Indústria, Turismo e Artesanato. Em 2004 foi eleito deputado no círculo eleitoral de Galamaro pelo Partido da Renovação Social.
Mais tarde regressou a fileiras do PAIGC. Em 2009 foi nomeado novamente ministro do Comércio, Indústria, Turismo e Artensanto, cargo que exerceu até o golpe de 12 de Abril de 2012, no governo de Carlos Gomes Júnior. Ocupou igualmente a função do ministro de Administração Interna no governo liderado por Eng. Domingos Simões Pereira. Foi nomeado mais uma vez para exercer a função do ministro de Estado e do Interior neste executivo liderado por Dr. Baciro Dja.
SOARES SAMBÚ: Ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e das Comunidades
image
Soares Sambú é um dos 15 deputados dissidentes do PAIGC. Esta é segunda vez, que está a ocupar o cargo do Ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e das Comunidades. A primeira foi em 2004 no Governo de Carlos Gomes Júnior, tendo exercido várias vezes as funções ministeriais, em diferentes governos. Foi primeiro Vice-Presidente da Assembleia Nacional Popular na segunda Legislatura Multi-Partidária, 1999. Foi presidente do Conselho de Administração da ANP. É deputado há mais de 25 anos, onde exerceu os cargos do Presidente da Comissão Especializada Permanente para Agricultura, Recursos Naturais, Ambiente, Pescas e Turismo; Presidente da Comissão Técnica da Elaboração da Lei da Terra entre outras funções de relevo dentro e fora de Estado Guineense.
HENRIQUE HORTA DOS SANTOS: Ministro da Economia e Finanças
image Nasceu a 24 de Junho de 1959, em Bissau. Licenciou-se em Ciências Económicas na Universidade de Martin Luther (Ex – RDA), em 1981/1986. Fez ainda o curso “Formação Diplomática” pelo Instituto Universitária de Altos Estudos Internacional de Genebra (Suíça). Fez a formação profissional e seminários em vários países nas áreas económicas. Foi director-geral do Tesouro, em 2001/2002. Foi Director-geral do ex-Banco Regional de Solidariedade (BRS), em 2005/2007. Chegou a desempenhar a função do director-geral da Direcção geral de Investimento Privado. Quadro técnico do Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO).
 

EPIFÂNIO CARVALHO DE MELO: Ministro dos Recursos Naturais
image
Epifânio Carvalho de Melo nasceu no dia 13 de Maio de 1962 na Guiné-Bissau. Depois de concluir os seus estudos universitários e de regresso ao país desempenhou várias funções de relevo na estrutura governativa. Assim, de 2000 a 2003 desempenhou as funções de director-geral na empresa estatal PETROGUIN, de 1999 a 2000 foi director Administrativo e Financeiro da Empresa Nacional Aeroportuária da Guiné-Bissau (ENAG. Já em 1990 a 1992 foi técnico da então empresa do Estado guineense, DICOL-GAS.
De Melo obteve o título de mestre na Engenharia, 1992 a 1995 nos Estados Unidos da América. Participou em diversos projectos, como a OMVG, Programa de Construção da Barragem de Kaleta e Sambangalou. Actualmente é Ministro dos Recursos Naturais.
 
EDUARDO COSTA SANHÁ:  Ministro da Defesa Nacional e dos Combatentes da Liberdade da Pátria
image
Nasceu no dia 15 de Maio de 1952 em Komo, região de Tombali. Em 1976 fez o curso de instrutor de Comunicações na Escola Superior de Comando Moscovo. É jurista formado pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Passou como juiz do Tribunal Militar Superior (TMS) de 2005 a 2006. A 16 de Outubro de 2006 foi nomeado presidente do TMS pelo decreto-lei nº 15/06. É Major-General. E actualmente ocupa o cargo do Ministro da Defesa Nacional.
 



VICTOR GOMES PEREIRA: Ministro da Comunicação Social
image
Nasceu a 7 de Abril de 1953, em Cafine Sector de Cubucaré Região de Tombali. Fez o curso intensivo do Jornalismo, Marketing, Publicidade e Talk Show na Televisão da Universidade Howard em Washington (Estados Unidos de América). Em 1981/1984, frequentou o curso de Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa. 1989/1995, foi Jornalista e Pivô do Telejornal na RTGB. Em 2007/2009, foi director-geral da Comunicação Social. Dirigente do PRS, membro da Comissão Executiva e igualmente Porta-Voz do partido dos renovadores.
 

MALAM BANJAI:  Ministro das Obras Públicas, Construção e Urbanismo
image
Nasceu a 24 de Dezembro de 1963, em Catió (Tombali). Licenciou-se em Engenharia Civil em 1988, em Moscovo (Ex-URSS). Um ano mais tarde (1989), terminou o mestrado na mesma área (Engenharia Civil).  Licenciatura em Direito pela Faculdade de Direito de Bissau, em 2007. Depois de o país aderir a zona franco, criou um Gabinete de Estudos Técnicos e Consultadoria e Saneamento (GETECS), tendo realizado vários projectos de Infras-estruturas rodoviárias no país. Integrou os subscritores da Carta do “Grupo 121”. Foi eleito deputado na lista da União para a Mudança (UM) em 1999/2004. Em 2007 decidiu regressar ao PAIGC, durante a liderança de Carlos Gomes Júnior. Actualmente é membro do Comité Central do PAIGC e deputado suplente no circulo 16 (Gabú).
DOMINGOS MALÚ:  Ministro da Saúde
image Nasceu a 15 de Dezembro de 1971 em Bigene. Mestrou-se em Economia e Gestão na especialidade de Análises e Avaliação dos Bens Patrimoniais e Investimentos graduado em Diploma Vermelho na Universidade de Amizade entre os Povos em Moscovo, Rússia. Desempenhava até a data presente as funções do  Diretor Geral do Tribunal de Contas da Guiné-Bissau. De 2007 a 2008 foi assessor Económico do Conselheiro do Presidente do Tribunal de Contas. De 2013 a 2014 foi docente na Universidade Católica da Guiné-Bissau, ministrando a cadeira de Auditoria e Controlo de Gestão. É membro da Comissão Política do Partido da Renovação Social (PRS).
SANDJI FATI:  Ministro da Educação, Ensino Superior e Investigação Científica
image
Nasceu a 08 de Agosto de 1956, em Bissau. Combatente da Liberdade da Pátria, dirigente e membro do Comité Central do PAIGC. Fez o curso do Estado-Maior no ano 1992/1993 em Portugal. Mestrado em ciência militar (academia), onde fez inter-ramos (Marinha, Força Aérea, Exercito e Guarda Nacional) em 1993/1994, na Escola de Guerra em França. Oficial paraquedista em 1996, na Escola Aerotransportadora da cidade de Pau (França). Licenciado em Direito na Faculdade de Direito de Bissau, em 2003. Fez uma formação de gestão de projectos nos Estados Unidos de América. Actualmente está fazer o mestrado nas Ciências Políticas e Direito Constitucional na Faculdade de Direito de Lisboa.
RUI NENÉ DJATA:  Ministro de Agricultura e Desenvolvimento Rural
image
Nasceu no dia 12 de Janeiro 1958, Mansoa Região de Oio; Engenheiro Técnico Químico na Escola de Química Industrial em Checoslováquia em 1974/1979. Certificado da Língua inglesa na Universidade de Georgetown, Washington U.S.A em 1985. B.S em Ciências de Solos e Água na Universidade de Arizona, U.S.A em 1985/1990. Assistente do Director do Laboratório Nacional dos Solos e Águas do Ministério de Agricultura e Desenvolvimento Rural (MADR) em 1980/1982. Director Nacional do Laboratório dos solos e águas do MADR em 1983/1985. Director de Serviço de Departamento de Hidráulica Agrícola e Solos do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural em 1991/1997. Coordenador Nacional do Projecto de recuperação dos solos de mangrove para orizicultura, financiado pelo Fundo do Kuwait e USAID em 1996/2001. Antes de ser nomeado ministro, foi durante mais de 5 anos Coordenador do projeto PEASA ligado à agricultura.
 
MARIA EVARISTA DE SOUSA:  Ministra da Mulher, Família e Coesão Social
image
Nasceu no dia 13 de Março de 1956 na Região de Bolama-Bijagós. Licenciou-se na área das Ciências Zootécnica, no Instituto Superior de Zoo Veterinário de  Borysenko na Kharkov – Ucrânia (Ex-URSS), em 1984/1990. Dirigente do PAIGC e membro do Comité Central, Presidente da Federação das Mulheres da Guiné-Bissau – 2002/2008. Foi Secretária-Geral do Ministério das Pescas, em 2008. Em 2010/12, desempenhou o cargo da Governadora da Região de Biombo. Foi ministra de Agricultura e Desenvolvimento Rural, em 2009. Nomeado por decreto presidencial para ocupar a pasta da ministra da Mulher, Família e Coesão Social.
 
LUÍS OLUNDO MENDES:  Ministro da Justiça
image
Luís Olundo Mendes, nasceu no dia 20 de Outubro de 1965 em Canchungo, Região de Cacheu. É licenciado em Agronomia pelo Instituto Superior de Agronomia – Almata ex-União Soviética. Também é licenciado em Direito pela faculdade de Direito de Bissau. Já desempenhou 2002/2003 a função do Ministro da Agricultura, Floresta e Fauna. Passou também na presidência do Instituto Nacional da Previdência Social. Foi várias vezes delegado regional da floresta em várias regiões do país.
 



TUMANE BALDÉ:  Ministro da Função Pública, Trabalho e Segurança Social
image
Nasceu a 18 de Dezembro de 1962, Sector de Cuntuboel (Região de Bafatá). Formado na Medicina no Instituto Superior Estatal de Medicina de Zaporojhye Ucrânia (EX-URSS), em 1983/1990. Pós-graduação em 199/1994. Em 1994/1996, foi colocado como médico efectivo do Hospital Nº 03 da cidade Zaporojhye. Em 1998/2000, colocado no Centro de Saúde de Contuboel. De 2000 e até a data presente, desempenha a função do Director Clínico do Posto Médico João Emídio Costa da APGB. Dirigente do Partido da Renovação Social (PRS). Eleito deputado da Nação na presente legislatura. Nomeado para exercer a função do ministro da Função Pública, Trabalho e Segurança Social.
 
ANTÓNIO SERIFO EMBALÓ:   Ministro do Comércio e Artesanato
image
Nasceu a 5 de Maio de 1963 em Pitche. Em 1993 licenciou-se em Economia do Turismo pelo Instituto Superior de Economia de Vama em Bulgária. De 2009 a 2011 desempenhou as funções do presidente da Comissão Especializada da ANP para Assuntos Económicos e Financeiros, Plano, Comércio e Indústria. De 2006 a 2008 desempenhou várias funções entre as quais ministro da Saúde Pública, Secretário de Estado do Comércio, Indústria e Artesanato, ministro de Comércio e Artesanato. Em 2012, foi nomeado diretor-geral da empresa PETROGUIN. Em 2014, nomeado titular da pasta do Comércio no executivo liderado por Eng. Domingos Simões Pereira.
 
FERNANDO CORREIA LANDIM Ministro das Pescas
image
Nasceu no dia 26 de Março de 1955 em Bissau. Em 1986 fez a formação superior em engenharia de máquinas e instalações frigoríficas na Rússia. Em 1983 formou-se na gestão e administração das empresas na Rússia. Em 1998 formou-se em administração pública local, em Cabo Verde. Membro co-fundador do Partido da Renovação Social (PRS) e foi deputado da Nação em três legislaturas, 1999- 2004 e 2014. Em 2000 exerceu cargo do director das empresas de pesca. Em 2001 foi ministro de Defesa Nacional. Em 2002 ministro de Comércio, Indústria e Artesanato. Em 2003 Conselheiro do Presidente da República para área de Defesa e Segurança.
 
SOLA NQUILIM NA BITCHITA:  Ministro de Administração Territorial
image
Nasceu a 25 de Maio de 1962 na Região de Tombali . Licenciou-se em engenharia agronómica pela Faculdade Tropical e Subtropical da Universidade Estatal Agrária de Cubanh na Ex-URSS.  Dirigente do Partido da Renovação Social (PRS). De 1999 a 2005, ocupara a função de Vice-Presidente do Subcomité da Política Sectorial do Comité Interparlamentar de CIP – UEMOA.  De 2005 a 2007, foi  ministro de Agricultura e Desenvolvimento Rural.  De Junho de 2009 a data presente, investigador no Instituto Nacional de Pesquisa Agraria- INPA.   



TOMÁS GOMES BARBOSA: Ministro da Juventude, Cultura e Desportos
image
Nasceu no dia 19 de Janeiro de 1960, em Bissau. Formou-se em Tecnologia Química de Tratamento de Petróleo, Gás e seus Derivados pelo Instituto Politécnico de Lvov, Ucrânia (ex-URSS), em 1990. Diplomou-se ainda na Liderança das Empresas pela Associação Industrial Portuguesa em Lisboa, em 1989. De 2000 a 2008 foi Diretor de Gabinete dos Estudos e Planificação (GEP) do Ministério dos Recursos Naturais e Ambiente. Em 2011 foi Director-geral do Ambiente e 2012 foi nomeado Secretário de Estado das Pescas até ao golpe de Estado de Abril de 2012. Em 2014, ocupou a pasta do Secretário de Estado da Juventude, da Cultura e dos Desportos no governo de Eng. Domingos Simões Pereira.
 
MALAM JAURA:   Ministro do Turismo
image
Nasceu no dia 12 de Dezembro de 1958, em Catio (Região de Tomabali). Em 1981/1987, mestrou-se em Ciências Económicas, na Universidade de Estado da Ucrania. Em 1989, fez o curso de Comércio Internacional em Genebra. Em 1992, fez igualmente o curso de Comércio Internacional e Promoção de Exportação, em Centro de Formação Word Trade Center (Taiwan). Desempenhou várias funções na administração pública. Foi director-geral do Comércio. Foi Secretário-geral do Ministério do Comércio, igualmente desempenhou a função do Inspector-geral do Comércio. Actualmente desempenhava a função do Conselheiro Técnico Principal do ministro do Comércio. Foi nomeado por Decreto Presidencial n° 12/2015, ministro do Turismo e Artesanato, no Governo de Carlos Correia. Foi igualmente reconduzido para a mesma função neste executivo de Baciro Dja.
DOMÉNICO OLIVEIRA SANCA:  Secretário de Estado do Plano e Integração Regional
image Nasceu no dia 15 de Junho de 1967. Licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa (Portugal), em 1993. Mestre em Direito (Ciências Juridico Empresariais), pela Faculdade de Direito de Lisboa em 1998. De 2003 a 2009 foi assistente técnico para a reforma legal do projecto de reabilitação e desenvolvimento do sector privado, do Banco Mundial. Em 2010 foi Director Geral das Alfândegas. Em 2012, desempenhou a função do Secretário geral da Presidência da República. Em 2013, Secretário de Estado da Integração Regional. Foi nomeado ao cargo do Secretário de Estado da Ordem Pública. Foi nomeado de novo para as funções de Secretário de Estado da Integração Regional no governo de Baciro Dja.
 
MARCELINO SIMÕES LOPES CABRAL:  Secretário de Estado da Ordem Pública
image
Nasceu 22 de Novembro de 1961, Cafal sector de Bedanda e Região de Tombali. Licenciado em Ciências Sociais e Políticas, na Escola Superior de partido Comunista Cubano em 1989. Ingressou nas fileiras do PAIGC, e Chefe do Gabinete do Secretário-Geral da Juventude JAAC e Director Administrativo do PAIGC em 1989. Assessor Técnico Principal do Secretário de Estado de Combatentes e do Ministro dos Combatentes de Liberdade da Pátria em 1994. Em 2000 desempenhou a função do Ministro da Solidariedade. Secretário dos Combatentes da Liberdade de Pátria, em 2001. Ministro do Interior em 2002. Desempenhou ainda a função do Ministro da Defesa Nacional em 2003. Conselheiro do Primeiro-ministro Carlos Gomes Júnior para área de Defesa e Segurança em 2004.
JOSÉ ADELINO DE JESUS MONTEIRO VIEIRA:  Secretário de Estado do Orçamento e Assuntos Fiscais
image
José Adelino de Jesus Monteiro Vieira nasceu a 28 de Março de 1972. Fez o mestrado em Direito Fiscal pela University of Baltimor. Licenciou-se igualmente em Contabilidade e Finanças na University of Maryland System – Coppin State College. Em 2006/2008, foi Gerente Consultor de Fiscalidade Tributária BDO SEIDMAN, LLP Washington, DC. De 2008/2013, foi o director-geral de Contabilidade Fiscal e Tributária de QIAGEN, INC Germantown, MD. Em 2013, desempenhou a função do Director de Contabilidade Fiscal e Tributária Computer SCIENCES CORPORATION (CSC) Falls Church, uma empresa multinacional com presença em mais de 90 países e é membro da Revista Fortune 500, com mais de 12 mil milhões de dólares de rendimentos anuais. Nomeado por Decreto Presidencial nº 4/2016, como Secretário de Estado do Orçamento e Assuntos Fiscais.
 
ORLANDO MENDES VIEGAS: Secretário de Estado do Tesouro
image Nasceu a 26 de Junho de 1960, em Catió Região de Tombali. Licenciado em Ciências Agro-Económicas pela Universidade Agrária Estatal de Taskente (Ex-URSS) em 1992. Fez ainda o curso de pesquisa de extensão de sistema de produção Agro-pecuária. Dirigente e membro da Comissão Executiva do PRS. Foi presidente da Câmara Municipal de Bissau, em 2002/2003. Foi director-geral das alfândegas. Foi ministro dos Transportes e das Telecomunicações no Governo de transição após golpe de Estado de 2012. Deputado da Nação da presente legislatura, onde desempenha a função do presidente da Comissão Especializada para Assuntos Económicos e Financeiros, Plano Comércio e Indústria. Deputado do Comité Inter-Parlamentar da UEMOA. Nomeado para exercer a função do Secretário de Estado do Tesouro.
 
AUGUSTO POQUENA: Secretário de Estado da Cooperação Internacional e das Comunidades
image
(Dados ainda indisponíveis, apesar das deligências da Redação de O Democrata)
 











IRACEMA DO ROSÁRIO: Secretária de Estado  dos Combatentes da Liberdade da Pátria
image
Nasceu a 20 de Março de 1951, em Bissau. Formou-se na área de docente do Ensino Primária em Bissau e fez uma parte do curso em Portugal no ano 1968/1972. Fez ainda o curso na área do desenvolvimento de papel dirigente na administração pública (PALOP), em Bissau e depois em Portugal. Dirigente do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) e membro
do Co mité Central. Em 1990, desempenhou o cargo da directora da promoção feminina. Foi coordenadora de projecto de mulher e desenvolvimento FNUAP, em 1992/94. Desempenhou o cargo de president do Instituto da Mulher e Cri an ça duas vezes, ou seja, em 2004/06 e no ano 2008/2012. Act ual mente ocupa a função da Secretaria de Estado dos Comba tentes da Liberdade da Pátria.
 
FIDÉLIS FORBS: Secretário de Estado dos Transportes e Telecomunicações
image
Nasceu a 02 de Junho de 1975, em Bissau. Iniciou a formação da Contabilidade e Gestão na Escola Nacional de Administração (Ex-CENFA) e que acabou por concluir no Instituto Profissional de Lisboa (Portugal), em 2005. Fez ainda uma formação denominada de “Cothing – Executivo e Financeiro” no Instituto Profissional de Lisboa (IPROF). Dirigente do PAIGC. Entrou para o Comité Central do PAIGC no congresso de Gabú (2008) e no último congresso (Cacheu) foi reeleito como membro daquele órgão do partido. Foi director técnico da Federação de Basquetebol da Guiné-Bissau. Em 2008, desempenhou a função de Director-geral dos Desportos. Em 2012, foi nomeado director administrativo e financeiro da Empresa Nacional PETROGUIN. Conselheiro para áreas de finanças do Director-geral da Empresa de PETROGUIN até a data da sua nomeação como Secretário de Estado dos Transportes e Telecomunicações.
Braima Malam Djassi:  Secretário de Estado do Ordenamento do Território
image
Nascido a 20 de Janeiro de 1959, em Bambadinca Região de Bafatá. Licenciou-se em Engenharia Civil, na República da Ucrânia – antiga URSS, em 1983. Dirigente do PAIGC (membro de Comité Central). Depois da sua formação, desempenhou várias funções nomeadamente, coordenador de projectos para as áreas das infra-estruturas rodoviárias. É quadro técnico do Ministério das Obras Públicas, Construções e Urbanismo. De 1995 a 1998, desempenhou várias vezes a função do director de serviço. De 2001 a 2002, foi ministro das Infra-estruturas Sociais. Em 2004, foi Assessor do Primeiro-ministro para área das Infras-estruturas Sociais. Em 2012/2013, foi Conselheiro do Primeiro-ministro do Governo de Transição para áreas de Infras-estruturas. Até a data da nomeação coordena o projecto da construção da barragem de Saltinho, dirigida pela empresa chinesa Norinco e Nepc.
 
GINA SANCA: Secretária de Estado do Ensino Superior e da Investigação Científica
image
Nasceu a 25 de Maio de 1961, em Bula (região de Cacheu). Licen ciouse em Direito pela Faculdade de Direito de Bissau, em 1997. Jurista de profissão. Foi professora da Geografia durante seis anos no liceu “Dr. Agostinho Neto” em Bissau. Desempenhou a função da secretária do director-geral de Artesanato. Assessora jurídica do ministério do Comércio desde o ano 2006, onde saiu para a ocupar a função da Secretária de Estado do Ensino Superior no Governo de Transição, em 2013. Depois voltou a ocupar o cargo da assessora jurídica do ministério do Comércio. Di ri gente do Partido da Renovação So cial. Actualmente ocupa a função da Secretária de Estado do Ensino Su perior e da Investigação Cienti fica.
 
Maria Inácia Có Mendes Sanhá:  Secretária de Estado de Gestão Hospitalar
image
Nasceu, a 25 de Maio de 1968. Fez -Bacharel em Língua Português na Escola Normal Superior Tchico Té em Bissau 1989/92. 2001 -Curso de Criação e Gestão de Pequenas Empresas – Praia Cabo-Verde. 2012 – Presidente do Instituto de Mulher e Criança. 2006/ 2010 – Directora Geral da Solidariedade Social e Família. 1997/2000– Chefe do Departamento de Informação e Orientação Profissional – DGTEFP – MFPT.1996/97 -Técnica do Emprego da Direcção Geral do Trabalho, Emprego e Formação Profissional (DGTEFP) – Ministério da Função Pública e Trabalho.



MÁRIO LOPES MARTINS:  Secretário de Estado da Segurança Alimentar
image
Nasceu no dia 15 de Agosto de 1956, em Bissau. Formou-se em ciência Geográfica no Instituto Hidro-Meterologico de Odessa (Ucrânia). Após a formação trabalhou em diferentes departamentos no ministério de agricultura, onde coordenou muitos projectos. Em 1998, foi membro da Comissão Técnica para Elaboração da Lei de Terra. Ainda no mesmo ano ocupara o cargo do Secretário Permanente Adjunto do CILSS na Guiné-Bissau, como responsável de políticas e programas. Em 2007, fora chamado para desempenhar a função do Secretário de Estado da Juventude, da Cultura e dos Desportos. Foi coordenador de Projecto de Apoio de Urgência dos produtores afectados pela comercialização da castanha de cajú.
BERNARDO BRAIMA MANÉ (BRAIMA CUBANO): Secretário de Estado do Ambiente
image
Nasceu a 8 de Fevereiro de 1973, na Região de Bafatá. Em 1989/92, fez o curso de Engenharia Florestal no Instituto Florestal Invasão de Ocidental Cajalbana- Pinar Del Rio (Cuba). Dirigente do Partido da Renovação Social (PRS). Técnico do Ministério de Agricultura e Desenvolvimento Rural, onde trabalhou desde o seu regresso de estudos como quadro da Direcção-Geral da Floresta. Iniciou a sua actividade política no PRID, em 2008 e mais tarde deixou esta formação política. Nas eleições legislativas de 2014, foi eleito deputado do círculo eleitoral 07 (Sector de Mansabá). Indigitado como membro da Comissão Especializada da ANP para área de Agricultura, Pesca, Recursos Naturais, Turismo e Ambiente. Indicado como deputado de ACP-EU.