segunda-feira, 13 de junho de 2016

HISSÈNE HABRÉ RECORREU DA PENA PERPÉTUA

media
Fonte: RFI
 
O antigo presidente chadiano Hissène Habré, condenado recentemente à prisão perpétua, por um tribunal africano, no Senegal, por crimes de guerra e de tortura, meteu recurso e pode vir a ser julgado de novo.

O advogado do ex-presidente do Chade, Hissène Habré, interpos recurso, contra a pena de prisão perpétua, infligida ao seu constituinte pelo conselho africano extraordinário, um tribunal no Senegal, criado com a União africana, que o julgou e o condenou, em Dacar, por crimes contra a humanidade, crimes de guerra e crimes de tortura.

O antigo presidente chadiano, família e a sua defesa de advogados, consideraram a pena muito pesada, decidindo assim recorrer para uma instância superior do tribunal.
 
Aliáas a esposa de Hissène Habré, denunciou o primeiro julgamento do marido, como sendo um acto de "guerra política".  Habré, foi condenado à prisão perpétua a 30 de maio último.
 
De notar, que o antigo presidente do Chade, Hissène Habré, depois de ter abandonado o poder, refugiou-se no Senegal e este seu primeiro julgamento, levou cerca de 10 meses a ser preparado, depois de várias tentativas falhadas de o julgar.
 
Hissène Habré, nega ter cometido crimes de guerra, crimes de tortura e crimes contra a humanidade, no tempo em que era presidente do Chade.
 
Assim, dependendo da decisão da justiça senegaleso-africana, Hissène Habré, pode ser julgado de novo.