Bissau, 14 Jun. 16 (ANG) - O Presidente cessante da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB) diz assegurar ao povo guineense que o país está qualificado para a Copa Africana das Nações(CAN-2017) do próximo ano em Gabão.
Em declarações à imprensa, depois do regresso de Camarões, Manuel Nascimento Lopes, disse ter dado esclarecimentos sobre a utilização “legal” do guarda-redes guineense de origem senegalesa, Pap Fall Mbaye, à Confederação Africana de Futebol (CAF), tendo recebido as garantias do apuramento do país à esta maior competição africana de futebol.
“A nossa seleção já está apurada para o CAN-2017 em Gabão. No entanto, há compatriotas que tentam, a todo custo, inviabilizar este facto histórico”, acrescentou “Manelinho”.
O Presidente cessante da Federação de Futebol guineense afirma esperar que, com esta estreia de participação da Guiné-Bissau numa CAN, o país continue à tomar parte, sucessivamente em todas as provas internacionais do desporto “rei”.
Por sua vez, o selecionador nacional, Baciro Candé, disse que, apesar de sua satisfação com a informação, ficou indignado com o comportamento de alguns guineenses, quanto a situação do guarda redes Pap Fall Mbaye” que alinhou no jogo frente a República de Zâmbia.
A Guiné-Bissau faz parte do Grupo-E de apuramento para a CAN-2017, onde actualmente ocupa a primeira posição da classificação com 10 pontos, seguida de Congo e Zâmbia com seis pontos cada e a lanterna vermelha é a República de Quénia com quatro.
No plano interno, a Federação Nacional de Futebol realiza este sábado, 18 do mês em curso, a sua Assembleia Geral, nomeadamente para eleger o seu Presidente.
Para a presidência da FFGB concorrem cinco candidatos, entre eles, o Presidente cessante, Manuel Nascimento Lopes “Manelinho”.
ANG/QC/SG