quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Sola N’Quilim: “BALTAZAR ESTÁ SUSPENSO COMO QUALQUER FUNCIONÁRIO E NÃO DEVE HAVER ALARMISMO”

O ministro da Administração Territorial, Sola Nquilim Na Bitchita, confirmou esta quarta-feira, 03 de janeiro 2018, que o presidente da  Câmara Municipal de Bissau, Baltazar Alves Cardoso, está suspenso das suas funções como qualquer funcionário e que não deve haver ‘alarmismo’. Sola Nquilim Na Bitchita falava à imprensa no Palácio de Governo, para explicar as razões que motivaram a suspensão do edil de Bissau.

O governante explicou depois de constatar que alguma coisa não está em conformidade, tomou medidas preventivas para salvaguardar a instituição em causa e isso culminou na suspensão e a consequente instauração de um processo disciplinar do presidente d’à Câmara.

“Naturalmente que alguma coisa não está a correr bem na Câmara Municipal de Bissau há muito tempo, mas não posso revelar o motivo da suspensão do Presidente da Câmara Municipal porque já foi aberto um processo disciplinar. Na conclusão, toda a gente saberá do conteúdo da decisão de suspender Baltazar Alves Cardoso. Portanto este processo vai depender do tempo que a  instrução levar. Porém a suspensão tem os seus limites”, informou.


Uma fonte disse ao jornal O Democrata que o presidente suspenso terá dito que o processo da sua suspensão está no fórum judicial e que não falará do assunto, aguardando assim as orientações do seu advogado.

Uma fonte próxima do ministro da tutela, confirmou que a suspensão tem a ver com alegadas suspeitas de corrupção, gestão danosa, peculato e nepotismo. A fonte confiou ainda que a suspensão está baseada nas disposições do Estatuto Disciplinar dos Funcionários Públicos.

Em consequência, todas as nomeações de funcionários efetuadas por Baltazar Cardoso na CMB são consideradas nulas.

Entretanto, O Democrata, tentou contactar o presidente suspenso da Câmara, mas sem suscesso.


Por: Aguinaldo Ampa
Foto: A.A