quinta-feira, 5 de julho de 2018

PM ANUNCIA REDUÇÃO DE PREÇO DE BILHETE BIOMÉTRICO DA CEDEAO DE DEZ PARA CINCO MIL FRANCOS CFA

O Primeiro-ministro anunciou oficialmente esta quarta-feira, 04 de Julho 2018, a redução de preço de emissão do Bilhete de Identidade Biométrico da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) de dez para cinco mil francos CFA.
A decisão abrange apenas os cidadãos com a idade compreendida entre sete a vinte (07 a 20) anos, anunciou Aristides Gomes depois de adquirir a nova peça de identificação do espaço comunitário.
Segundo o chefe de governo, a medida visa dar facilidade à população de escolaridade mais premente da sociedade guineense e às famílias para que o peso da escolarização na Guiné-Bissau seja reduzido.
“Bilhete de Identidade é uma das peças fundamentais para a inscrição no sistema escolar, por isso é que o governo quis fazer este esforço para reduzir substancialmente o preço deste documento para esta franja populacional, passando de dez para cinco mil francos CFA”, justificou.

Aristides Gomes reconhece, contudo, que há necessidade de os serviços de emissão de Bilhete de Identidade chegarem às regiões, por isso pondera tomar novas medidas para aumentar a capacidade de feitura de bilhetes e continuar a trabalhar na redução progressiva do seu preço a outras faixas etárias.
O Chefe de governo revelou neste sentido que as negociações estão em curso entre o executivo e a Semelex-Bissau, empresa responsável pela emissão do documento, para definir medidas compensativas, em que Governo terá que comparticipar e esperar que a empresa cumpra com o compromisso de reduzir, nesta primeira fase, o preço de bilhete biométrico da CEDEAO a cidadãos nacionais com a idade compreendida entre 7 a 20 anos e mais tarde a outras faixas etárias.

Por: Filomeno Sambú
Foto: Arquivo