sábado, 11 de janeiro de 2014

ISRAEL: MORREU ARIEL SHARON

O antigo primeiro-ministro israelita, Ariel Sharon, morreu na madrugada deste sábado aos 85 anos, avança o Jerusalem Post.

Morreu Ariel Sharon
Ariel Sharon

Em coma desde 2006 – altura em que sofreu um Acidente Vascular Cerebral - a saúde de Ariel Sharon degradou-se violentamente a partir do primeiro dia deste ano, com vários órgãos vitais a começarem a falhar.
A informação já foi confirmada pelo gabinete do atual primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, através do Twitter.
"O antigo primeiro-ministro morreu aos 85 ans", podia ler-se na referida rede social. 
O respeitado líder israelita, que completaria os 86 anos no próximo mês, acabou mesmo por não resistir e morreu durante a madrugada no hospital Sheba Medical Center em Tel Hashomer, Israel. De acordo com o Jerusalem Post, os dois filhos de Ariel Sharon estiveram com ele nos seus últimos momentos de vida.
A mesma fonte adianta que o antigo governante israelita terá um funeral de Estado que se realizará no rancho da família, em Negev, onde está enterrada a mulher de Ariel Sharon que morreu em 2000.
Ariel Sharon ficou conhecido por ter levado a cabo, quando era ministro da Defesa, a invasão do Líbano em 1982, tendo-lhe sido imputada a responsabilidade dos massacres ocorridos nos campos de refugiados de Sabra e Chatila, em Beirute, no mesmo ano.
Em fevereiro de 2001 foi eleito primeiro-ministro, tendo sido reconduzido para um segundo mandato em 2003.
Grande defensor da colonização dos territórios palestinianos, este líder da direita israelita organizou, em 2005, a retirada de israel da Faixa de Gaza e o desmantelamento das colónias instaladas na região.
Em dezembro de 2005, já depois de ter abandonado o Likud e formado um novo partido, sofre um pequeno derrame que o obriga a ser hospitalizado. Recupera. mas a 4 de janeiro do ano seguinte teve um acidente vascular cerebral que o atira para coma durante oito anos.
No final de 2013 os médicos chegaram a registar alguma melhoria no seu estado, notando que a atitividade cerebral intensifica-se quando lhe são mostradas fotografias da família, mas nos últimos dias o seu estado de saúde tinha piorado consideravelmente.
Faleceu hoje num hospital perto de Telavive, aos 85 anos. Fonte:Aqui

Leia também: Morte de "criminoso" é um "momento histórico" - Hamas e Fatah