Em 1963, o Presidente dos EUA John Kennedy, com receio das tendências esquerdistas do Presidente João Goulart, ponderou invadir o Brasil. Revelações do projeto "Arquivos da Ditadura".
"Quarenta e seis dias antes de ser assassinado em Dallas, no Texas, o Presidente americano John F. Kennedy indagou, em reunião na Casa Branca, se os Estados Unidos poderiam 'intervir militarmente' no Brasil para depor o então Presidente João Goulart". Esta é uma das revelações da edição revista e atualizada do livro "A Ditadura Envergonhada", do jornalista brasileiro Élio Gaspari, que a editora Intrínseca lança em fevereiro.
A par do livro, a Intrínseca assegura o site "Arquivos da Ditadura" onde vão ser colocados mais 15 mil documentos sobre a ditadura que se instalou no Brasil depois da deposição do Presidente João Goulart e que até agora estavam na posse de Élio Gaspari.
O historiador Francisco Martinho, da Universidade de São Paulo, disse ao Expresso que "a abertura destes arquivos ao grande público é fundamental para que os historiadores que estudam o tema da ditadura brasileira possam discuti-la a partir de novas perspectivas". Leia mais