sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

MOÇAMBIQUE: CONFRONTO ENTRE FADM E HOMENS DA RENAMO SALDA-SE EM 11 FERIDOS GRAVES


Mais um ataque dos homens armados da RENAMO volta a semear luto em Moçambique (Por Luis Muianga colaborador do TN em Maputo)
Pelo menos onze (11) agentes das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) deram entrada na manhã desta quarta-feira, com ferimentos graves, no Hospital Provincial de Chimoio, em Manica.
Os militares informaram ao hospital que contraíram ferimentos no centro de treinamento militar Polígamo, na cidade de Chimoio, após a explosão de um engenho por mau manuseamento, numa actividade de reciclagem. O centro estava desactivado e foi reactivado recentemente.
Segundo fontes hospitalares em Chimoio, três dos 11 militares apresentam um quadro muito crítico. Os militares terão dito aos médicos que foi um engenho de artilharia pesada que explodiu próximo deles no centro de treinamento.
Entretanto, o Canalmoz sabe de fontes militares que as FADM estiveram envolvidas, entre terça-feira e ontem de manhã, em tiroteio com homens da Renamo, na região de Mucodza, distrito da Gorongosa, província de Sofala. Vários agentes das FADM contraíram ferimentos graves e foram transportados para o Hospital Provincial de Chimoio.
O Canalmoz ouviu populares do bairro Agostinho Neto na cidade de Chimoio, onde se localiza o campo militar Polígamo, e ninguém ouviu estrondo de engenho explosivo. Ou seja, há fortes indícios de que os militares tenham inventado a causa dos ferimentos para esconder a difícil situação que se vive na Gorongosa. Fonte: Aqui