Tal como o CanalMoz previu na manhã de ontem, os antigos combatentes acabam de chumbar os três pré-candidatos chancelados por Armando Guebuza e avançados pela Comissão Política, nomeadamente: Alberto Vaquina, José Pacheco e Filipe Nyussi. Propõe a inclusão de outros nomes, que oficialmente ainda não foram avançados. Como Guebuza insiste nos três candidatos, os combatentes querem que os mesmos concorram com outros pré-candidatos no Comité Central.
Carlos Siliya, porta-voz da sessão do Comité Nacional dos Combatentes, acaba de confirmar à imprensa que os combatentes propuseram a inclusão de outros pré-candidatos. “Os combatentes querem que o processo abra espaço para outros candidatos e todos concordaram”
Outra grande novidade trazida pelos combatentes é a eminente queda do actual Secretário Geral da Frelimo, Filipe Chimoio Paúnde. Exigiram a reestruturação do secretariado geral e a proposta foi aceite, numa reunião onde Guebuza está muito fragilizado. “Os combatentes são da opinião de que precisamos de um secretariado forte” disse Siliya.
Assim, prevê-se que dentro de dias sejam apresentados novos candidatos, nomeadamente: Luisa Diogo, Eduardo Mulémbwè, Aires Ali ou mesmo Eneas Comiche. O nome de Manuel Tomé apesar de ser muito ventilado não colhe consenso. Fonte: Aqui