Pelo menos 43 pessoas morreram num ataque a uma escola no nordeste da Nigéria, realizado na noite de segunda-feira por suspeitos de pertencerem ao grupo radical islâmico Boko Haram, informou hoje uma fonte hospitalar.
"As ambulâncias têm estado a trazer corpos (da escola secundária). Até agora chegaram 43 corpos, que estão na morgue", disse à agência France Presse uma fonte médica que pediu para não ser identificada do Hospital Sani Abacha em Damaturu, a capital do estado de Yobe.
O ataque ao dormitório da escola para estudantes entre os 11 e os 18 anos, situada em Buni Yadi, a cerca de 60 quilómetros de Damaturo, "ocorreu cerca das duas horas da manhã (01:00 em Lisboa)", segundo um porta-voz do exército no Estado de Yobe, Lazarus Eli.
Pelo menos 40 estudantes morreram em setembro numa escola de Gubja, no mesmo Estado, quando radicais do Boko Haram atingiram vários dormitórios.
O Boko Haram, classificado como uma organização terrorista pelos Estados Unidos, pretende criar um Estado islâmico no norte da Nigéria, maioritariamente muçulmano.
Yobe é um dos três Estados do nordeste da Nigéria, juntamente com Adamawa e Borno, que estão sob estado de emergência desde maio, enquanto o governo tenta travar a rebelião islâmica lançada em 2009.
Mais de 1.000 pessoas foram mortas na região desde a imposição do estado de emergência. Fonte:Aqui