terça-feira, 11 de novembro de 2014

POLÍCIA APREENDE 500 QUILOS DE CANNABIS NO CENTRO DE MOÇAMBIQUE

A Polícia de Manica, centro, deteve um homem e apreendeu 500 quilos de soruma(cannabis) processada e três mil plantas da droga que seria traficada para países vizinhos, disse hoje à Lusa fonte da corporação.
 
"As três mil plantas foram arrancadas da machamba (quinta), estavam camufladas em culturas alimentares, e os 500 quilos já prontos para ser traficados para alimentar os mercados da África do Sul, Zimbabwe e Malawi", disse Belmiro Mutadiua, porta-voz da Polícia de Manica.
 
A droga, disse, era cultivada numa quinta de dois hectares no interior do distrito de Vanduzi, em Manica, centro do país, entre legumes e cereais, e era depois processada e contrabandeada para os países vizinhos, para comercialização.
 
"A Polícia não irá permitir produção de culturas marginais à lei", disse Belmiro Mutadiua, adiantando que a "Operação Limpeza", levada a cabo pela polícia, pretende acabar com focos criminais e "desmantelar associações e redes de delinquentes".
 
Em 2012, a polícia apreendeu e destruiu 26 toneladas de soruma em quintas de um povoado de Calombolombo (Guro), norte da província de Manica, mas a população ameaçou retomar o cultivo da droga face à inexistência de mercado para culturas alternativas.
 
Em declarações à Lusa, Joalinho Raul, proprietário da quinta, assumiu o consumo e cultivo da soruma para aumentar o seu rendimento agrícola. Contudo, negou ser o proprietário da cannabis processada, acusando a polícia de tentar culpá-lo.
 
"Eu fumo para ganhar força e ir capinar. Não tenho e nunca tive propósito de vender a droga. Aliás fumo desde os 16 anos, depois de sofrer uma lesão de bala nas costas durante a guerra civil", disse Joalinho Raul.