O Governo da Guiné-Bissau em colaboração com a representação da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) condecorou esta manhã um grupo do contingente militar nigeriano da ECOMIB. Entre os militares condecorados figuram cinco oficiais superiores e 48 soldados.
O reconhecimento das autoridades guineenses aos elementos do contingente nigeriano que constituem a força da estabilização da ECOMIB, insere-se no âmbito dos trabalhos realizados no país em prol da consolidação da paz.
O primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira na sua intervenção pediu ao contingente nigeriano que exibissem as medalhas que receberam da parte das autoridades como o sinal da gratidão do povo guineense por todo o apoio que prestaram ao país.
“Durante os últimos doze meses da vossa presença aqui, vocês deixaram por detrás tudo o que têm de melhor ou tudo o que têm de mais importante, consagraram as vossas vidas a pensar em nós, trabalharam connosco e construiram aquilo que nós acreditamos poder vir a ser uma Guiné-Bissau melhor”, espelhou o Chefe do Governo.
A cerimónia contou com as presenças dos Embaixadores da Nigéria, do Embaixador do Senegal, da Gâmbia, da França e dos representantes da União Africana e da União Europeia.
Por: Rafaela Iussufi Quetá