sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

AMIGO DA ONÇA

Daniel Gomes foi ontem (dia 15 do corrente mês) ouvido na Assembleia Nacional Popular (ANP) pela comissão especializada de Recursos Naturais para esclarecer dúvidas levantadas sobre o processo de exploração de minérios nas areias da praia de Varela, no norte do país. Para além da situação em Varela, o Ministro levantou a lebre sobre o dossier da mineração de bauxite. Disse o Ministro: "Ando a discutir com a empresa angolana para que nos esclareça quem é que recebeu os 13 milhões de dólares de bónus de assinatura".

Eh, como o tempo mudou?! A notícia fez-me recuar no tempo, a 1975, quando, em criança, ouvi que "Samuel Abrigada roubou 100 mil contos". É evidente, que era um embuste, como tantos outros que o MPLA, na época, usava contra os seus adversários políticos. Neste caso era contra o FNLA, contra o seu ministro no governo resultante do Acordo de Alvor, Dr. Samuel F. Abrigada. Como dizia o embuste consta inclusive de uma canção de um dos vocalistas da extinta banda Kisangela. O título da música é "Ministro gatuno". Hoje em dia, quem ousa cantá-la, sem ser acusado, perseguido e preso por ofender os "deuses" dos dirigentes políticos actuais, na lusofonia?

Sobre o dossier da mineração de bauxite, Daniel Gomes concluiu dizendo: "Disse aos irmãos angolanos que nós para prosseguirmos temos que esclarecer esse ponto numero um: quem é que recebeu esse dinheiro. É muito dinheiro." Será o Dr. Samuel Abrigada?

Atenção essa pergunta pode custar, no mundo de hoje, o lugar do Ministro Daniel Gomes. Fiquemos atentos aos próximos capítulos desta novela...

Obrigado Daniel Gomes, estamos contigo!