sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

GUINÉ-BISSAU: PJ DETÉM OITO PESSOAS POR MUTILAÇÃO GENITAL FEMININA EM GANADU

Bissau – A Polícia Judiciária (PJ) deteve, na madrugada desta sexta-feira, 16 de Janeiro, oito pessoas envolvidas na prática de mutilação genital feminina, na povoação de Ganadu, região de Bafatá, leste da Guiné-Bissau, conforme disse à PNN fonte da PJ.
 
As pessoas detidas são na sua maioria os pais de crianças submetidas clandestinamente à prática de mutilação genital feminina nesta tabanca, acto previsto com punição e condenado pela lei guineense desde há alguns anos.

De acordo com a fonte da PNN, perto de dez meninas terão sido submetidas a estas práticas, sendo que o acto foi denunciado pelas organizações que trabalham contra a mutilação genital feminina.

As vítimas são na sua maioria crianças com idades em torno dos sete anos, que já foram levadas para tratamento médico em Bissau, encontrando-se internadas no Hospital Militar.

De referir que recentemente a justiça guineense condenou algumas «fanatecas» pela prática que já foi abolida, através de um documento aprovado pela Assembleia Nacional Popular e promulgado pelo Presidente da República.