segunda-feira, 18 de maio de 2015

BURKINA FASO: ADVOGADO BÉNÉWENDÉ SANKARA DESIGNADO CANDIDATOS DOS "SANKARISTES" PARA AS PRESIDENCIAIS

Me Bénéwendé Sankara le 8 novembre 2014 à Ouagadougou. , L’avocat et homme politique Bénéwendé Sankara a été désigné dimanche lors d’un
 
Ouagadougou - O advogado Bénéwendé Sankara foi designado domingo candidato dos "sankaristas" para as presidenciais de Outubro deste ano, uma corrente política que reclama os ideais do antigo presidente do Burkina Faso e revolucionário Thomas Sankara, assassinado durante um golpe de Estado em 1987, noticia nesta segunda-feira a AFP.
 
Com 56 anos, o advogado Sankara, que não tem qualquer ligação de parentesco com o antigo chefe de Estado, foi escolhido durante uma convenção que se reuniram nove partidos políticos e associações dito sankaristas, à qual foi assistida por várias centenas de pessoas.
 
"A próxima etapa, é ir c'est aller au charbon et réaliser ce que nous avons promis à nos militants (...) : apporter la victoire, rien que la victoire le soir du 11 octobre 2015", a lancé Bénéwendé Sankara.
 
Duas vezes candidato vencido nas presidenciais de 2005 e 2010 pelo ex-chefe de Estado Blaise Compaoré, derrubado por uma insurreição popular em Outubro de 2014, após 27 anos de poder, Sankara foi qualificado há muito tempo como “advogado das causas perdidas” no Burkina Faso.     
 
Defensor dos estudantes grevistas processadaos pelo antigo poder, ele tornou-se célebre no processo Norbert Zongo, um jornalista assassinado em 1998 quando investigava o desaparecimento do motorista de François Compaoré, irmão do presidente Compaoré.                    
 
Ele é também o principal advogado do emblemático dossier Thomas Sankara, reaberto em finais de Março após décadas de combates políticos jurídicos sem seguimento aquando do antigo regime.        
 
Bénéwendé Sankara fundou em 2000 a União para o Renascimento/Partido Sankarista (UNIR/PS). Eleito duas vezes deputado, ele apelou em vão a Compaoré para se demitir em 2011 após uma vaga de manifestações e de motins.
 
As eleições presidenciais e legislativas terão luger a 11 de Outubro deste ano com vista de dotar esse país saheliano de novos dirigentes após a transição democrática criados, após a queda de Blaise Compaoré.      
 
Presente à convenção, Mariam Sankara
 
a viúva do ex-presidente morto a 15 de Outubro de 1987 durante o golpe de Estado que levou Compaoré ao poder, ela apelou a uma "insurreição eleitoral" a favor dos sankaristas.
A figura de Thomas Sankara, revolucionário invocado pela sua integridade e ícone do panafricanismo, ele foi abundamente reivindicado durante o levantamento popular que conduziu  à queda do presidente Compaoré.
 
Mariam Sankara voltou sexta-feira ao Burkina Faso, pela segunda-feira depois do assassinato do seu esposo, a fim de ser ouvido segunda-feira pelo juiz de instrução militar no quadro do assassinato do seu marido. Fonte: Aqui