sexta-feira, 22 de maio de 2015

GUINÉ-BISSAU: BAFATÁ ACOLHE PRIMEIRA REUNIÃO DO CONSELHO DE MINISTROS NO INTERIOR DO PAÍS

Bissau – O Governo de Domingos Simões Pereira agendou para 29 de Maio a primeira reunião do Conselho de Ministros em Bafatá, sede da região do mesmo nome, no leste da Guiné-Bissau.
 
A data deste encontro da plenária governamental foi anunciada esta quarta-feira, 20 de Maio, em Buba, região de Quinara no sul do país, pelo chefe do Governo, quando presidia à reunião da Comissão Política do seu partido para aquela região, no âmbito de visita de trabalho que realiza nas zonas insular desde há três dias.

De acordo com a nota de imprensa do Gabinete de Imprensa do Primeiro-ministro que a PNN consultou, Simões Pereira aproveitou a ocasião para abordar a questão da nomeação dos administradores de sectores apenas nas zonas em que o seu partido venceu as últimas eleições legislativas, pois, segundo o mesmo em caso da Lei das autarquias seja aplicada os nomeados têm de abandonar os seus cargos a favor do partido mais eleito em cada sector administrativo.

Os trabalhos de melhoramento de bolanha, em algumas tabancas das regiões de Quinara e Tombali, sul do país, foram um dos assuntos abordados nesta reunião.

Durante a sua intervenção, o Presidente do PAIGC, falou da reconciliação e aproximação cada vez maior da “família” do seu partido, incitando à tolerância e a um convívio mais fecundo no seio do partido, e concluiu afirmando que se houvesse mais tolerância entre todos, os resultados eleitorais seriam bem maiores.

Na companhia do seu convidado especial, Pierre Winicki, Consultor do Banco Mundial e especialista em reconciliar as instituições, o responsável máximo do PAIGC disse que convidou Winicki a viajar e ajudar a compreender o que se está a passar. Pierre Winicki deverá ser recebido em audiência nos próximos dias por outros órgãos de soberania.

Usaram da palavra na reunião várias pessoas, entre as quais a Governadora da região de Quinra Binto Nanque, a Coordenadora do partido para região Sul, Teodora Inácio Gomes. Satisfeitos pelo bem desenrolara da presente Campanha de Comercialização de Castanha de Caju, alguns participantes agradeceram o desempenho do Governo, realçaram o bom preço que está a ser praticado neste momento, assim como elogiaram a iluminação solar instalada em quase todas as sedes sectoriais e regionais do país.

A questão da degradação das infra-estruturas no interior, a necessidade de apoiar as mulheres e a juventude com política de micro crédito, a problemática da venda dos terrenos, centros de saúde, escola, formação e profissional foram também levantadas durante o mesmo encontro.
 
(c) PNN Portuguese News Network