sexta-feira, 29 de maio de 2015

REI DE MARROCOS DIRIGE ORAÇÃO NA MESQUITA DE ATTADAMUM EM BISSAU

Bissau – No seu segundo dia de visita de trabalho à Guiné-Bissau, o soberano do Reino de Marrocos, Mohamed VI, vai dirigir dia 29 de Maio a tradicional oração muçulmana de sexta-feira na Mesquita de Attadamum, em Bissau no Bairro de Ajuda.
 
Depois da oração em Attadamum, o monarca marroquino segue em visita de trabalho para Hospital Nacional Simão Mendes em Bissau.

Na sua chegada a Bissau esta quinta-feira, Mohamed VI foi recebido no Aeroporto Internacional pelo Presidente da República José Mário Vaz que estava acompanhado pelo presidente da Assembleia Nacional Popular assim como pelo primeiro-ministro, Cipriano Cassamá e Domingos Simões Pereira, para além dos deputados, membros do Governo e corpo diplomático acreditado na Guiné-Bissau.

No princípio da tarde o reino de Marrocos assinou 16 acordos de cooperação com a Guiné-Bissau, com destaque para, entre outras áreas a pesca, agricultura, energia, justiça, segurança e educação.
Além destes acordos, o reino de Marrocos, através da Fundação Mohamed VI, ofereceu um lote de medicamento à Direcção-geral da Veterinária da Guiné-Bissau com vários medicamentos para tratamento e vacinas para bovinos, suínos e caprinos.

Apesar do intenso sol durante todo o dia não afastou milhares de pessoas que afluíram às ruas de Bissau para saudar e receber Rei Mohamed VI.

Foi neste sentido que o monarca foi obrigado a estar de pé numa viatura apropriada para este efeito e que o transportou, com Presidente da República, para o Palácio Presidencial, onde era aguardado na Praça dos Heróis Nacionais com multidão, tendo mais tarde subido ao último piso do palácio, sempre ao lado do chefe de Cstado guineense, para saudar a multidão entre os gritos e aplausos para o rei que terminará a visita ao país neste Sábado, 30 de Maio.

Devido aos repetidos golpes de estado, desde 1998 que um Chefe de Estado não pernoitava em Bissau durante uma visita de trabalho.
 
(c) PNN Portuguese News Network