sexta-feira, 15 de maio de 2015

CÔTE D'IVOIRE: LANÇADA COLIGAÇÃO CONTRA OUATTARA ANTES DAS ELEIÇOES DE OUTUBRO

 Resultado de imagem para bandeira costa do marfim
Abidjan - Mais de um milhão de pessoas assistiram hoje (sexta-feira), em Abidjan, ao lançamento de uma coligação composta por pilares da maioria e da oposição contra o chefe de Estado ivoiriense, único candidato de envergadura declarado antes das presidenciais de Outubro, noticiou a AFP.
 
Treze quadros da política ivoiriense, dos quais o ex-Primeiro ministro Charles Konan Banny (maioria) e o antigo presidente da Assembleia nacional Mamadou Koulibaly (oposição), marcaram presença no primeiro encontro da Coligação nacional para a mudança (CNC), num hotel de Abidjan.
 
Os gritos de "Gbagbo, Gbagbo", do nome do ex-presidente ivoiriense detido desde há mais de três anos em Haia, esperando o seu julgamento por "crimes contra a humanidade"

presumíveis a 10 de Novembro perante o Tribunal penal internacional, eram escutados durante essa reunião inaugural.
 
A carta da CNC, que exige "a libertação dos prisioneiros políticos, nomeadamente do presidente Laurent Gbagbo" e "a dissolução da actual Comissão eleitoral independente (CEI)", foi lida aos militantes.
 
Para além de Banny e Koulibaly, Bertin Konan Kouadio, um deputado do Partido democrático da Côte D'Ivoire (PDC - maioria) e Aboudramane Sangaré, da Frente patriótica ivoiriense (FPI - oposição), também marcaram presença no encontro.
 
A presidencial de Novembro de 2010 na Côte D'Ivoire terminou com derramamento de sangue. Mais de três mil pessoas foram mortas na violência eleitoral ligada à recusa do ex-presidente Laurent Gbagbo em reconhecer a vitória de Alassane Ouattara. Fonte: Aqui