sexta-feira, 15 de maio de 2015

PRIMEIRO-MINISTRO DO LUXEMBURGO CASOU-SE COM ARQUITETO BELGA

Casamento Gay
 
O primeiro-ministro do Luxemburgo, o liberal Xavier Bettel, casou-se hoje com o arquiteto belga Gauthier Destenay, o seu parceiro desde há vários anos.
 
Às 16:00 locais (15:00 em Lisboa), o casal chegou sorridente à câmara municipal do Luxemburgo perante uma enorme expetativa e na presença de numerosos 'media' europeus, relatou o diário L'essentiel na sua edição digital, citado pela agência noticiosa Efe.
 
Bettel, 46 anos, e Destenay, 36 anos, casaram-se pouco meses após a aprovação pelo parlamento luxemburguês da lei que iguala o casamento heterossexual e homossexual, que também permite a adoção.
 
O diário luxemburguês considerou tratar-se de um "pequeno acontecimento histórico" do qual fizeram eco os meios de comunicação em toda a Europa, por ser o primeiro casamento entre pessoas do mesmo sexo e entre líderes europeus no ativo da União Europeia (UE).
 
Fora o espaço da UE, na Islândia, a ex-primeira-ministra Jóhanna Sigurðardóttirn contraiu matrimónio em 2010 com a sua noiva quando exercia o cargo.
 
O primeiro-ministro luxemburguês, que iniciou o mandato em dezembro de 2013 em substituição de Jean-Claude Juncker, casou-se durante uma cerimónia civil reservada aos mais próximos.
 
A celebração vai decorrer sábado num restaurante de Arlon, perto da fronteira belga e na presença, entre outros, do primeiro-ministro deste país, Charles Michel.
 
Bettel, que nunca evitou as perguntas sobre a sua orientação sexual, declarou quando era membro do conselho comunal da câmara municipal da cidade do Luxemburgo que "só se vive uma vez" e que não pensava esconder-se.
 
Apesar de reconhecer o simbolismo deste enlace, o político do DP (centro-direita) optou por não mediatizar o acontecimento e rejeitou os pedidos para a cobertura da cerimónia, sobre a qual foram revelados poucos detalhes, acrescenta a Efe.
 
Desde 2010 que Bettel e Destenay viviam em Pacto civil de solidariedade (PAC), uma forma de união civil.
 
O Luxemburgo, de tradição católica, reconheceu em 2004 o direito da união civil de casais do mesmo sexo.
 
Em agosto passado Bettel revelou em declarações ao diário New York Times a intenção de se casar com o seu companheiro e disse que foi o arquiteto que lhe pediu em casamento. Fonte: Noticias ao minuto
 
Imagem: publico.pt