terça-feira, 19 de maio de 2015

PRESIDENTE NIGERIANO ASSISTE À ÚLTIMA CIMEIRA DA CEDEAO

Resultado de imagem para goodluck jonathanAbuja, Nigéria (PANA) - O Presidente nigeriano cessante, Goodluck Jonathan, deixou esta terça-feira Abuja para Accra, no Gana, para participar na 47ª Cimeira da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

O encontro é o último no qual Jonathan participa enquanto chefe de Estado pois ele deixa o poder oficialmente a 29 de maio corrente, após a sua derrota nas eleições presidenciais de 28 de março último, lê-se num comunicado da Presidência nigeriana divulgada esta terça-feira em Abuja.

Esta Cimeira de 24 horas, que coincide com o 40º aniversário da organização
sub-regional, vai registar vários relatórios sobre a situação atual no Burkina Faso e na Guiné-Bissau e discutir sobre questões relacionadas com a consolidação da democracia, bem como a paz e estabilidade regionais, de acordo com o comunicado  da Presidência.

O chefe de Estado nigeriano será acompanhado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Aminu Wali, pelo líder da maioria na Câmara dos Representantes, Mulikat Akande, e por muitos dos seus colaboradores.

As comemorações alusivas ao 40º aniversário da CEDEAO, previstas inicialmente para 28 de maio corrente, foram adiadas para uma data ulterior.

De acordo com a Comissão da CEDEAO, "uma nova data será anunciada no final da 4ª Sessão Ordinária da Autoridade dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO, a realizar-se a 19 de maio de 2015 em Accra, no Gana".

Embora nenhuma razão tenha sido dada para justificar este adiamento, o mesmo pode estar relacionado com a mudança de regime iminente na Nigéria.

O Presidente Jonathan vai transmitir o poder ao seu sucessor, Muhammadu Buhari, democraticamente eleito a 28 de março último, durante uma cerimónia a ser organizada a 29 de maio corrente em Abuja, um dia antes da data inicialmente prevista para as comemorações do 40º aniversário da CEDEAO.