quinta-feira, 28 de maio de 2015

CÔTE D'IVOIRE: PRÓXIMO GOVERNADOR DO BAD É ANUNCIADO HOJE

8 candidats pour la presidence de la BAD. De gauche à droite et de haut en bas : Jalloul Ayed, Tunisie; Birama Boubacar Sidibé, Mali; Samura Kamara, Sierra Leone; Cristina Duarte, Cap Vert; Bedoumra Kordjé, Tchad; Zondo Thomassakala, Zimbabwe; Akinwumi Adesina, Nigeria; Ato Soufian Ahmed, Ethiopie | 27avril.com
Fotos de Oito candidatos à presidência do BAD
 
O próximo governador do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) é hoje anunciado em Abidjan, e entre as oito candidaturas figura a da ministra das Finanças e do Planeamento cabo-verdiana, Cristina Duarte.

À sucessão do rwandês Donald Kaberuka, que termina o segundo e último mandato de cinco anos, concorrem oito candidatos, numa eleição que encerrará as festividades do 50.º aniversário da criação do BAD, e que conta com a presença, em Abidjan, o primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves.
 
Cristina Duarte, ministra das Finanças desde 2006, reivindica ter "experiência" sobre questões económicas africanas e mundiais e realçou que, pela primeira vez, haverá uma mulher a concorrer a um cargo que nunca foi ocupado por um quadro lusófono nem de um país insular.
 
A candidata cabo-verdiana vai enfrentar Birama Boubacar Sidibé (vice-presidente do Mali), Jalloul Ayed (Tunísia, presidente da Confederação MED), Bedoumra Kordje (ministro das Finanças do Chade), os quatro candidatos considerados com maior potencial para suceder a Kaberuka, tal como tem insistido a imprensa económica internacional.
 
Os outros candidatos são Akinwumi Adesina, (Ministro da Agricultura da Nigéria), Samura Kamara (ministro dos Negócios Estrangeiros da Serra Leoa), Thomas Sakala (Zimbabué, antigo vice-presidente do BAD para os Programas Nacionais e Regionais) e Sufian Ahmed (ministro das Finanças da Etiópia). Fonte: Aqui