sexta-feira, 15 de maio de 2015

SENEGAL: DAKAR ACOLHE COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE ÉBOLA NA ÁFRICA OCIDENTAL

Resultado de imagem para bandeira do senegalDakar, Senegal (PANA) -  Um colóquio internacional sob a febre hemorrágica do vírus de Ébola na África Ocidental decorrerá de 20 a 23 de Maio corrente em Dakar, anuncia um comunicado transmitido à PANA nesta sexta-feira.
 
Sob o lema "Epidemia do Ébola na África Ocidental: Abordagens Etno-Sociais Comparadas", o encontro é co-organizado pela Rede Oeste-Africana de Ciências Humanas e Sociais sobre o Ébola (EB-SHS), pela Unidade Mista Internacional TransVIHMI e pelo Centro Regional de Pesquisa e Formação sobre a Assistência de Fann (CRCF).
 
O colóquio, denominado EBODAKAR 2015, tem como objectivo "mobilizar contribuições e análises em antropologia e ciências sociais sobre a epidemia oeste-africana e criar um espaço de trocas entre investigadores e atores de saúde pública, a fim de valorizar melhor os conhecimentos adquiridos numa dupla perspectiva teórica e operacional", lê-se no comunicado.
 
 Nele estarão presentes peritos de saúde, delegados de vários países da África Ocidental e representantes de Organizações Não Governamentais (ONG) ligadas à luta contra a epidemia prevalecente na Guiné Conakry, na Serra Leoa e na Libéria há mais de um ano.
 
Os participantes vão discutir, entre outros assuntos, sobre as dimensões sócio culturais da epidemia numa abordagem mais teórica que valoriza análises críticas e quadros de interpretação inovadores.
 
Segundo dados oficiais, a patologia causou a morte de 10 mil e 900 pessoas, essencialmente na Guiné Conakry, na Libéria e na Serra Leoa.