sexta-feira, 29 de maio de 2015

NOVO PRESIDENTE DA NIGÉRIA VAI INTENSIFICAR CAMPANHA MILITAR CONTRA BOKO HARAM

null
O novo presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, prometeu hoje intensificar a campanha militar contra o grupo radical islâmico Boko Haram, um dos "enormes desafios" que a Nigéria enfrenta, no seu discurso de tomada de posse.
 
"O Boko Haram é um grupo de gente louca e sem Deus, que está o mais longe do Islão que possamos imaginar", declarou Buhari, um muçulmano do norte da Nigéria, a zona do país onde mais se tem feito sentir a revolta dos fundamentalistas iniciada em 2009, com um balanço de mais de 15.000 mortos.
 
O novo chefe de Estado nigeriano disse que pretende instalar um novo centro de comando militar em Maiduguri (nordeste), reduto do grupo 'jihadista', considerando que "a vitória não pode ser conseguida a partir de um centro de comando em Abuja (centro)", a capital federal onde tomou posse.
 
A Nigéria enfrenta "desafios enormes", incluindo agitação generalizada e dificuldades económicas, afirmou, perante a multidão e os dignitários que assistiram à cerimónia.
 
"Vamos enfrentá-los com determinação, os nigerianos não vão lamentar terem-nos confiado esta responsabilidade", adiantou.
 
Buhari prometeu ainda fazer tudo o que for possível para resgatar os milhares de pessoas que se crê estarem reféns do Boko Haram, incluindo as 219 estudantes que os radicais levaram da cidade de Chibok em abril de 2014.
 
Classificou como "vergonha nacional" a produção de eletricidade na Nigéria, o maior produtor de petróleo de África, cujos habitantes enfrentam frequentes cortes de energia que podem durar dias e, por vezes, semanas.
 
"Não permitiremos que isto continue", disse o presidente nigeriano.
Eleito a 28 de março, Muhammadu Buhari, de 72 anos, substitui Goodluck Jonathan, sendo esta a primeira vez que um opositor vence um chefe de Estado cessante na primeira potência económica e país mais populoso de África.
 
Os presidentes da África do Sul e do Ruanda, Jacob Zuma e Paul Kagame, respetivamente, assim como o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, e o ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Laurent Fabius, assistiram à cerimónia.

PAL // JMR
Lusa/fim