Carlos Lopes(na foto) irá à reunião ministerial do Conselho Económico e Social da Liga dos Estados Árabes; evento começa nesta quinta-feira, no Egito.
O secretário executivo da Comissão Económica das Nações Unidas para África, ECA, Carlos Lopes, participa na 96ª reunião ministerial do Conselho Económico e Social da Liga de Estados Árabes.
O encontro começa esta quinta-feira no Cairo, no Egito e contará com a participação de autoridades árabes e internacionais.
Relatório Económico
Durante o evento, Lopes vai presidir um seminário sobre os resultados da edição 2015 do Relatório Económico sobre África chamado "Industrialização através do Comércio".
O documento analisa, entre outros aspetos, como o comércio regional pode apoiar a industrialização dos países e criar cadeias de valor regionais.
Entre as recomendações importantes estão o pedido para que países africanos busquem a construção de instituições fortes, estabeleçam estratégias de investimento em capital humano, adotem uma abordagem gradual à industrialização e criem coordenação nacional entre políticas relacionadas ao comércio.
África
Em relação à África, o relatório também pede que os países estabeleçam políticas comerciais para o continente e tornem a área de livre comércio continental uma realidade.
O objetivo seria impulsionar o comércio e apoiar a industrialização em África, onde 10 países são membros da Liga Árabe.
Para Carlos Lopes, fortalecer as parcerias entre África e o mundo árabe, "pode ajudar a ultrapassar desafios económicos e sociais comuns e criar o caminho em direção à transformação estrutural e prosperidade compartilhada".
Leia Mais: