segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

BANCADA DO PRS E GRUPO DE 15 EXPULSOS DO PAIGC PROSSEGUEM COM TRABALHOS NA ANP

APN 18 jan
Os 41 parlamentares do Partido da Renovação Social (PRS) e 15 deputados expulsos do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde decidiram hoje, 18 de Janeiro, prosseguir os trabalhos da sessão suspensa minutos antes pelo líder da Assembleia Nacional Popular (ANP) alegando “falta de condições” para a realização dos debates.
 
A sessão está a ser presidida pelo segundo vice-presidente da ANP, Alberto Mbunhe Nambeia e coadjuvado por Serifo Djaló (primeiro secretário) e por Abel da Silva, deputado.
 
Os deputados haviam sido convocados para reapreciar o programa do governo reprovado a 23 de Dezembro último pela maioria de 56 deputados que optaram pelo voto abstencionista.
 
Esta manhã pairava dúvidas quanto à participação em plenária do grupo de 15 deputados do PAIGC expulsos na semana passada pelo Conselho Nacional de Jurisdição por “indisciplina à orientação ao “sentido do voto” ao programa do governo”.
 
Entretanto, o grupo assistiu à sessão que acabou suspensa por Cipriano Cassamá depois de fracasso nas concertações levadas a cabo no âmbito da conferência de líderes.
 
Enquanto a bancada parlamentar do PAIGC e os membros do governo abandonaram a plenária foram a sede dos libertadores, o PRS e o grupo de 15 deputados e mais um deputado do Partido da Nova Democracia (PND) já aprovaram por unanimidade uma agenda de trabalhos que destaca a análise da última decisão da Comissão Permanente da ANP, discussão do programa do governo e revisão do regimento.
 
Segundo observadores, o facto de o mandato da mesa da ANP estender pelo período da legislação retira a partida a credibilidade das resoluções que se resultarão da sessão em curso presidida pelo segundo vice-presidente do Parlamento, Alberto Mbunhe Nambeia.
 
 
Por: Redação