quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

GUINÉ-BISSAU:PR VAI INICIAR AUSCULTAÇÕES PARA SOLUCIONAR CRISE POLÍTICA

Bissau - O Presidente bissau-guineense, José Mário Vaz, anunciou esta quinta-feira, em Bissau, através de um comunicado, que vai iniciar um processo de auscultação das forças vivas do país para encontrar soluções para a actual crise política, noticiou a Lusa.
 
"No âmbito das suas competências constitucionais, (o Presidente da República) vai desencadear todos os mecanismos, nomeadamente a auscultação das forças vivas da Nação, tendo por objectivo encontrar as melhores vias para a saída da presente crise", refere-se no documento.
 
Ao mesmo tempo, o chefe de Estado pede "diálogo" às diferentes facções políticas em confronto, para que cheguem a "largos consensos e compromissos nas questões interesse nacional".

 
José Mário Vaz considera ainda "ser de capital importância a criação de um clima de maior discernimento e contenção verbal".
 
Um grupo de 15 deputados expulsos do PAIGC e que perderam o mandato na última semana, recusa-se a ser substituído no Parlamento e tem protestado, o que levou à suspensão da sessão que deveria apreciar o programa do Governo.
 
A suspensão vigora até que haja condições de segurança no hemiciclo, anunciou o presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP), Cipriano Cassamá.
 
À revelia da mesa da ANP, aquele grupo e a maior força da oposição, o Partido da Renovação Social (PRS), alegam ter formado uma nova maioria e ter dado continuidade aos trabalhos, tendo já enviado para promulgação do Presidente da República uma moção de censura ao Governo do PAIGC.
 
Nesta quinta-feira foi realizado um novo encontro que serviu para agendar para 26 de Janeiro, próxima terça-feira, um debate sobre a situação política do país.
 
O grupo dos 15 dissidentes do PAIGC e a bancada do PRS alega que a suspensão decretada pelo presidente da ANP não os vincula, uma vez que já elegeram uma nova mesa do Parlamento chefiada por Alberto Nambeia, líder do partido da oposição. Fonte: Aqui