sábado, 30 de janeiro de 2016

IDRISS DEBY É NOVO PRESIDENTE DA UNIÃO AFRICANA

Idriss Deby.Na cimeira em Adis Abeba chefes de estado divididos sobre o envio de força de paz para o Burundi
 
O chefe de Estado chadiano, Idriss Déby, foi hoje eleito presidente da União Africana, sucedendo ao  seu homólogo do Zimbabué, Robert Mugabe.
 
A sua eleição foi anunciada pelo próprio Mugabe na abertura da cimeira.
 
Déby, que ocupará a presidência rotativa da UA durante um ano, preside ao Chade desde 1990 e o seu país é agora considerado como uma peça vital na luta contra o terrorismo islâmico na África Central e Ocidental.
 
Há um ano atrás Deby ordenou o envio de tropas do seu país para a Nigéria para ajudar este país a combater o grupo tgerrorista Boko Haram cujas actividades ameaçam o território do Chad.
 
Falando após a sua nomeação hoje em Adis Abeba Deby disse África deve unir as suas forças para combater o terrorismo.
 
“A solidariedade face ao fenómeno não deve resumir-se a palavras", disse Déby.
 
Ban Ki Moon apoia envio de força de paz para o Burundi
 
Contudo o principal ponto em discussão na cimeira dos chefes de estado africano será o Burundi.
 
O secretário geral das Nações Unidas, Ban Ki Moon  deu hoje o seu apoio ao envio de uma missão de manutenção de paz par ao Burundi.
 
Falando na cimeira da União Africana Ban disse que o Burundi precisa de um envolvimento mais sério e urgente, acrescentando que dirigentes que nada fazem enquanto civis são massacrados em seu nome têm que ser responsabilizados.
 
Em Dezembro o Conselho de Paz e Segurança da União Africana aprovou o envio de uma força de 5.000 para o pais mas as autoridades do Burundi afirmaram que considerariam o envio dessa força como uma invasão.
 
Profundas divisões entre os países africanos sobre o envio dessa força serão o principal tópico da agenda de trabalhos dos chefes de estado. Voz da América