Bissau 03 Mar 16 (ANG) – O Presidente da República convocou para sexta-feira as partes desavindas na crise política e observadores habituais para uma reunião conjunta.
De acordo com um comunicado da presidência da República a que ANG teve acesso, no referido encontro o chefe de Estado vai apresentar para discussão os contributos e comentários feitas pelas partes ao seu projecto de “Acordo Politico de Incidência Parlamentar para a Estabilidade Governativa”.
A nota de imprensa da presidência da República refere que José Mário Vaz compreende o desconforto que as diferentes partes têm manifestado, mas ainda assim apela a necessidade de serem feitos esforços no sentido de as mesmas convergirem no que é essencial.
“Ou seja, encontrar uma solução política, na base do diálogo, susceptível de garantir a estabilidade governativa até ao final da presente legislatura, conforme vontade e interesse de todos os guineenses” refere o comunicado.
O Partido no poder, o PAIGC e Assembleia Nacional Popular refutaram a proposta presidencial , enquanto que a Liga Guineense dos Direitos Humanos prefere não se imiscuir nisto de apontar soluções, para que entre as paste em desavença seja alcançado um acordo politico.
ANG/MSC/ÂC