sábado, 4 de junho de 2016

CAN-2017: VITÓRIA DE DJURTOS FRENTE A ZÂMBIA POR 3 - 2 UNE FAMÍLIA GUINEENSE PARA SONHAR COM A PRESENÇA NO GABÃO

image
A selecção nacional venceu hoje no relvado do Estádio Nacional 24 de Setembro, por três bolas a duas, a selecção zambiana numa partida de qualificação para CAN – Gabão 2017. A vitória dos rapazes comandados pela dupla de seleccionadores, Baciro Candé e Romão dos Santos uniu a família guineense para sonhar com a primeira participação na fase final da Copa Africana das Nações.
 
A turma nacional entrou muito bem na primeira parte do jogo, pelo que conseguiu beneficiar aos 13 minutos do jogo de uma grande penalidade que foi convertido por Zezinho (Camisa sete), depois de derrube na área do avançado nacional, Férédic Mendy. Aos 25 minutos a selecção zambiana empatou por intermédio da camisa 9, Collins Mbesuma. A selecção nacional acabou a primeira parte vencendo por duas bolas a uma graças ao golo com assinatura do estreante Férédic Mendy aos 35 minutos da partida.

image
Os zambianos entraram com pressão na segunda parte e, por isso conseguiram igualar logo aos seis minutos do segundo tempo, por intermédio da camisa 11, Christopher Katongo. Os Djurtos reagiram ao golo dos zambianos com muita pressão.
Para reforçar o ataque da selecção nacional, Baciro Candé lançou no jogo o atacante do União de Madeira de Portugal, Toni Brito Silva Sá no lugar de Idrissa Camará (Idi Computador). A arma secreta de Mister Candé, acabou por marcar o golo que permitiu os guineenses sonharem com a presença no Gabão aos noventa mais dois minutos (90+2) do encontro.
Depois do apito final do árbitro, o capitão da selecção nacional, Bucundji Cá ajoelhou-se no meio campo para pedir o entendimento no seio da classe política guineense, para o desenvolvimento do país.
De referir que o Estádio Nacional 24 de Setembro estava repleto dos adeptos que saíram de diferentes bairros da capital e alguns das regiões para apoiar a turma nacional.
AUTORIDADES E DIRIGENTES DE FUTEBOL PROMETEM 26 MILHÕES DE FRANCOS CFA AOS GOLOS MARCADOS
A Presidência da República através do Conselheiro Especial, Braima Camará (Ba Kekuto) prometeu três milhões de Francos CFA, o governo avança que oferecerá dois milhões e novecentos francos CFA, presidente da federação de futebol assegura que doará dois milhões de francos CFA e o presidente de Sporting Clube da Guiné-Bissau, Usein Farat que foi o primeiro a fazer a promessa, promete um milhão de francos CFA por cada Golo marcado. Essas promessas foram feitas minutos do início do jogo no Estádio Nacional 24 de Setembro.
ONZE INICIAL DAS DUAS EQUIPAS
Guiné-Bissau: 4 – 3 – 3
1 – Papa
2 – Emanuel
14 – Juari
5 – Rudy
11 – Nanisio
7 – Zezinho
10 – Bucoundji Cá
20 – Idi Computador
18 – Piquete
13 – Mendy
16 – Soares Agostinho
SUPLENTES
15 – Toni
3 – Saná
12 – Rui
17 – Kaby
22 – Mamadu Candé
4 – Beto Gomes
21 – Bruno
Zambia: 4 – 4 – 2
1 – Kenedy Muune
2 – Kabala Chango
7 – Boyal Nkandoir
13 – Stophille Sungy
4- Adrian Chama
14 – Nathan Sinkala
12 – Paul Katema
09 – Collins Muuma
11 – Christopher Katongo
17 – Rainferd Kalaba (C )
10 – Miniton kalango

Por: Sene Camará/Assana Sambú
Foto: Marcelo N`Canha Na Ritche