O novo presidente da Comissão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), o beninense Alain Marcel de Souza, afirmou este sábado 4 de junho de 2016, em Dakar (Senegal), que “nenhuma integração real e duradoura é realizável sem paz e ambiente de segurança sustentável” .
”A minha convicção é que nenhuma integração real e duradoura pode ser alcançada sem paz e ambiente de segurança sustentável ”, argumentou.
O novo presidente da Comissão da CEDEAO falava na sessão de abertura oficial da 49ª Sessão Ordinária da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da maior organização oeste africana.
Para este alto funcionário, o papel desempenhado pela CEDEAO no Mali e na Guiné-Bissau, em 2012, foi decisivo. “Temos que manter a vigilância e o dinamismo, especialmente neste momento em que todas as formas de violência e exclusão são exacerbadas”, exortou.
Ao reconhecer que são enormes os desafios de segurança enfrentados pela sua organização, Alain Marcel de Souza defende a partilha de informações e harmonização de esforços entre os Estados membros.
”A proliferação de inúmeras redes terroristas no nosso espaço comunitário nos obriga a partilhar informações sobre suas actividades através de comunicação, coordenação e harmonização dos nossos esforços com base em sinergia e mobilização de recursos”, explicou.
Souza defende igualmente a necessidade de se constituir uma força de intervenção regional contra o terrorismo.
Por: Redação
O Democrata/aps
O Democrata/aps