Leia em Francês: Côte d’Ivoire : le commandant Abéhi et trois co-accusés condamnés à dix ans de prison
Abidjan - O ex-chefe de esquadrão blindado da gendarmeria da Côte D'ivoire, comandante Jean-Noal Abéhi, foi condenado a 10 anos de prisão efectiva, por conspiração contra o Estado, notciou nesta sexta-feira, a imprensa local, citada pela Prensa Latina.
A publicação digital afrique-sur7.fr, refere que durante o julgamento que iniciou a 28 de Dezembro, o Tribunal supremo de Abidjan declarou Abéhi culpado, embora tenha reconhecido "circunstâncias atenuantes".
Encarcerado desde Agosto de 2015, o militar foi processado por "conspiração contra a autoridade do Estado", enquanto que dos outros 11 acusados, três foram também condenados por "tentação à autoridade do Estado".
"Respeitamos esta decisão, mas não a aceitamos", declarou após de ouvir o veredicto a advogada do comandante, Raoul Gohi-bi, que anunciou intentar recurso.
Por seu turno, os acusados Adohi Otopka Samson, Talo Patrick Herve, Depie Gnoleba e Blék Oblé Claude, foram declarados inocentes e consequentemente absolvidos pelo Tribunal.
Todos respondiam por protagonizar a 23 de Dezembro de 2012, um ataque ao acampamento da gendarmeria de Agban.
Abéhi foi detido no Ghana, em Fevereiro de 2013 e extraditado ao seu país, onde foi encarcerado dois anos após por deserção.
Fonte: Angop