Bissau, 10 Jan 18 (ANG) – A comunidade internacional tem correspondido, neste processo difícil, aos nossos esforços, prestando todo o apoio ao povo guineense, para dar passos sólidos de paz, estabilidade e desenvolvimento”.
O reconhecimento é do Presidente da República, terça-feira, no Palácio Presidencial, durante a cerimónia de cumprimentos de novo ano recebido da parte dos embaixadores e dos representantes das organizações e organismos internacionais no país.
José Mário Vaz declarou que a Guiné-Bissau aprecia e agradece, de forma especial, a solidariedade dos parceiros, em particular da CEDEAO, em prol da resolução da crise político-institucional que afecta o país há mais de dois anos.
Ainda, promete, enquanto Chefe de Estado, continuar a trabalhar para a erradicação da fome e pobreza no país, através do Projecto “Mon na Lama” e apoiar a luta contra a corrupção no sector público.
Por fim, o Presidente da República, José Mário Vaz, disse estar disponível para reforçar as relações de cooperação e de amizade nos planos bilaterais e multilateral, visando benefícios recíprocos das partes.
Em nome dos diplomatas e representantes das organizações internacionais sedeados no país, falou o embaixador de Brasil que disse que, apesar das dificuldades, a Guiné-Bissau registou avanços económicos notáveis em 2017.
Fernando Aparício da Silva assegurou que os países e a comunidade internacional estão dispostos a reforçar a cooperação com a Guiné-Bissau no seu processo de desenvolvimento.
ANG/QC/SG