Cabo Verde tem como uma das prioridades evitar que os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) se transformem numa "zona livre" de circulação de drogas, disse hoje o primeiro-ministro cabo-verdiano.
José Maria Neves (na foto), que discursava na abertura da 1.ª Conferência Internacional sobre Políticas de Drogas nos PALOP, que decorre na Cidade da Praia até quinta-feira, salientou que é necessário aprovar medidas jurídicas, económicas, educativas e sanitárias para garantir que nenhum dos cinco se torne um narcoestado.
"Enquanto primeiro-ministro, Cabo Verde (...) será um parceiro útil e estratégico na luta contra as drogas. É nosso interesse e prioridade nacional sermos cada vez mais consequentes para que o arquipélago, o Atlântico Médio e região oeste-africana e os PALOP não integrem a «Free Zone»", sublinhou. In Lusa
Um cidadão irlandês, Kenneth C., avança o Irish Times, foi preso pela polícia espanhola com mais de 500 quilos de cocaína escondida dentro de um iate – o Maid of Orleans. Segundo as autoridades espanholas, a droga é proveniente da Colômbia, mas foi transportada do Brasil e mais tarde embarcada em Cabo Verde.
A polícia diz suspeitar que o grupo usava Cabo Verde como base para grandes quantidades de cocaína. No arquipélago esta seria dividida em porções mais pequenas, de cerca de um quilo, seguindo depois para as Ilhas Canárias, onde era distribuída. O iate terá sido interceptado em águas internacionais entre os dois arquipélagos.
O suspeito, diz a polícia, integra um grupo internacional de tráfico e foi detido juntamente com um norte-americano, uma australiana e dois espanhóis, que permanecem sob custódia das autoridades, nas Canárias. Entretanto foram emitidos mandados de captura internacional para os outros membros do grupo que ainda estão ao largo.
Também dentro da operação, e já nas ilhas Canárias, os agentes espanhóis confiscaram várias armas, barras de ouro no valor de 135 mil euros, equipamento de telecomunicações por satélite, três barcos e vários carros de luxo.
A detenção aconteceu no passado dia 17 de Julho mas só ontem, 1 de Agosto, é que as autoridades espanholas divulgaram a informação.