sexta-feira, 15 de agosto de 2014

SÍNTESE DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS AFRICANAS EDITADAS ATÉ ÀS 13H30 DE SEXTA-FEIRA

Moçambique
Maputo - O ex-presidente moçambicano, Joaquim Chissano, defendeu quinta-feira que o acordo entre Governo de Moçambique e a Renamo, principal partido de oposição, só ficará fechado com um encontro entre os líderes das duas partes.
Cabo Verde
Cidade da Praia - A ministra da Saúde cabo-verdiana, Cristina Fontes Lima, confirmou a existência de um navio proveniente da Serra Leoa de quarentena na ilha de São Vicente, para despistar a entrada do Ébola, vírus que já matou mais de mil pessoas em África. 
Guiné-Bissau
Bissau - O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) vai retomar projectos suspensos na Guiné-Bissau depois do golpe militar de 2012, mas espera ver aceleradas as execuções financeiras programadas, disse o secretário de Estado do Plano da Guiné-Bissau, Degol Mendes.
Libéria
Genebra - Funcionários da Organização Mundial da Saúde (OMS) presentes nas zonas afectadas pelo vírus Ébola estimam que a amplitude da actual epidemia foi "amplamente subestimada", informou a instituição na noite desta quinta-feira, em Genebra.
Líbia
Nova Iorque - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, anunciou nesta quinta-feira a designação do diplomata espanhol Bernardino León como enviado especial para a Líbia e chefe da missão da ONU nesse turbulento país.