sexta-feira, 1 de agosto de 2014

SÍNTESE DE NOTÍCIAS ÁFRICA 01 DE AGOSTO

África do Sul
Joanesburgo - A expectativa de vida dos sul-africanos está a aumentar graças, sobretudo, à diminuição da mortalidade provocada pela Sida, embora a doença continue a avançar, informou na quinta-feira a agência pública de estatísticas.
- A casa de Pretória onde o campeão paralímpico sul-africano Oscar Pistorius matou a sua namorada, Reeva Steenkamp, em 2013, foi vendida por 4,5 milhões de rands (420.000 dólares – USD 1.00 equivale a Kz 100.00), uma soma inferior à esperada, anunciou nesta sexta-feira a agência imobiliária encarregada da venda.
Argélia
Argel - Um terramoto de magnitude 5,6 na escala Richter provocou cenas de pânico nesta sexta-feira em Argel e nos departamentos limítrofes, que deixaram 20 feridos, segundo um funcionário da defesa civil.
República Centro-Africana
Bangui - Pelo menos 22 pessoas morreram em confrontos armados na República Centro-Africana na quarta e quinta-feira entre milicianos anti-balaka e ex-rebeldes Seleka em Batangafo (300 quilómetros ao norte de Bangui), informaram nesta sexta-feira fontes da força africana (Misca).
Uganda
Kampala - O Tribunal Constitucional de Uganda anulou nesta sexta-feira uma controversa lei contra os homossexuais promulgada em Fevereiro, ao estimar que não foi alcançado o quórum exigido pela Constituição durante a sua votação em Dezembro no Parlamento.
Egipto
Cairo - O Egipto, país mediador na guerra entre Israel e o Hamas, informou nesta sexta-feira às autoridades palestinianas que adiava as negociações previstas no Cairo, depois de Israel informar -lhe sobre a captura de um dos seus soldados, disse um integrante da Jihad Islâmica.
Guiné Conakry
Conakry  - A epidemia do Ébola, que afecta oficialmente três países africanos, está a acelerar-se e pode propagar-se sem controlo, o que provocaria perdas humanas catastróficas, advertiu nesta sexta-feira a directora da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan.