sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

MULHERES SAUDITAS VÃO VOTAR PELA PRIMEIRA VEZ ESTE SÁBADO

Riade - Pela primeira vez, amanhã, sábado, as mulheres sauditas vão poder votar. Realizam-se este fim-de-semana eleições municipais na Arábia Saudita.
 
Num país onde as mulheres não podem conduzir e precisam da autorização do marido ou do pai para casar ou estudar, pela primeira vez este sábado, vão poder votar e ser candidatas nas eleições municipais.

A Arábia Saudita é uma monarquia absoluta, sem eleições legislativas. As municipais só foram instituídas em 2005. Apesar da contestação dos homens sauditas, o rei Abdullah não se opõe à abertura da política às mulheres.

No entanto, as mulheres que se candidatem não podem colocar fotografias nos cartazes de campanha - o mesmo se aplica aos homens - nem dirigir-se aos eleitores masculinos.

Apesar das dificuldades, já há cerca de 900 candidatas às eleições marcadas para este sábado, dia 12 de dezembro, no total dos sete mil candidatos que procuram um lugar entre os 3100 disponíveis.

No que diz respeito aos votantes, as proporções são também desiguais: há 130 637 mulheres registadas, contra 1,35 milhões de homens que se preparam para ir às urnas.

 
(c) PNN Portuguese News Network