Leia em Francês: Côte d'Ivoire : le Premier ministre Daniel Kablan Duncan a présenté la démission du gouvernement
Abidjan - O presidente ivoiriense, Alassane Ouattara(na foto), aceitou a demissão nesta quarta-feira do Primeiro-ministro, Daniel Kablan Duncan, e o seu governo, dois meses após o início do seu segundo mandato, uma decisão que deverá conduzir, segundo o presidente, a "maior eficácia".
"Tomo a nota (da demissão). A nomeação do novo governo terá como objectivo dar maior coesão e eficiência a acção do governo", disse Ouattara, depois de receber a demissão de Duncan Kablan antes do início do que viria a ser a primeira reunião do conselho de ministros do ano.
A remodelação governamental tinha sido prevista por várias semanas na Côte d'Ivoire, de acordo com a imprensa e observadores.
Ouattara havia reconduzido o governo, após ter sido facilmente reeleito após a primeira volta em 25 de Outubro para um segundo mandato, elogiando o seu trabalho e suas realizações.
Mas ele foi simultaneamente confidenciando várias vezes que queria "rejuvenescer" a equipa governamental e integrar mais mulheres.
Quarta-feira, Ouattara tinha felicitado o primeiro-ministro cessante pela sua competência, liderança e o seu trabalho como chefe de governo" e outros membros do governo "pela boa condução dos assuntos de Estado "que permitiram" plebiscito "da eleição presidencial, onde recebeu mais de 83% dos votos.
Anteriormente, Kablan Duncan tinha brevemente tomada a palavra para anunciar a sua decisão.
"Durante o último Conselho de Ministros de 2015, relaizado a 23 de Dezembro, Vossa Excelência (Presidente Ouattara) Tinha expressado a sua vontade de dar um novo dinamismo à acção do governo, remodelando o governo para uma maior eficiência na gestão das principais preocupações dos nossos cidadãos", sustentou.
Em conformidade com esta intenção, realçou, o PM, no início do seu segundo mandato, segundo a tradição, decidiu apresentar sua renúncia ao cargo (...) e a do seu governo, acrescentou. Fonte: Aqui