quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

GÂMBIA: PRESIDENTE JAMMEH IMPÕE OBRIGATORIEDADE DO VÉU NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS

Banjul - A Gâmbia, foi proclamada em Dezembro de 2015 "Estado islâmico" pelo seu presidente Yahya Jammeh, e impôs desde o início do ano véu para as mulheres empregadas nas instituições públicas, soube à AFP junto de fontes administrativas.
 
"Temos recebido um memorando solicitando o pessoal de serviço para instruir as funcionárias femininas do ministério para abster-se de mostrar o seu cabelo", disse terça-feira à AFP um responsável do Ministério da Educação sob pedido de anonimato.
 
Segundo o documento que a AFP obteve uma cópia, "toda a equipa feminina dos ministérios, departamentos e agências do governo não será permitido mostrar o seu cabelo durante o horário de trabalhos oficial a partir do dia 31 de Dezembro de 2015”.
 
O documento datado de 4 de Janeiro deste ano apela ao pessoal feminino para cobrir o cabelo e amarrá-los", recomendando a todos os chefes de departamento para aplicar e notificar as suas funcionárias acatar a decisão.
 
Numa reunião pública em Dezembro, o presidente Jammeh disse que a Gâmbia havia se tornado "um estado islâmico que respeite os direitos dos cidadãos", sem especificar as consequências práticas, mas garantindo que esta proclamação não teria qualquer impacto sobre a minoria cristã.
 
Ele também alertou a coerção às mulheres por causa do seu vestido.
 
Chegou ao poder através de um golpe sem derramamento de sangue em 1994 e eleito em 1996 e reeleito três vezes desde então, Jammeh conduz com mão de ferro a Gâmbia, um pequeno Estado anglófono da África do Oeste, encravado no território do Senegal, excepto a costa atlântica.
 
A próxima eleição presidencial está prevista para Dezembro de 2016. Fonte: Aqui