quarta-feira, 31 de maio de 2017

GUINÉ-BISSAU: RAMOS-HORTA QUER PULSO FIRME DE JOMAV

Portugal | José Ramos-Horta (DW/J. Carlos)
Guiné-Bissau continua confrontada com "grande imbróglio político", que exige uma posição firme do Presidente e uma solução guineense pela via do diálogo, defende José Ramos-Horta, em entrevista exclusiva à DW África.

O Prémio Nobel da Paz José Ramos-Horta apela à tranquilidade e ao entendimento na Guiné-Bissau. O político timorense pede ao Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, para reunir todas as partes do conflito na base de um diálogo sério com vista a salvar o país. A iniciativa presidencial, segundo José Ramos-Horta, deve durar o tempo que for necessário, até que seja possível definir uma agenda comum para os próximos 18 meses, que contribua para a estabilidade do país antes de eleições gerais.

COMBATE AO PALUDISMO: MINISTRO PROMETE MÃO DURA CONTRA DESVIOS DE MOSQUITEIROS IMPREGNADOS

Bissau, 31 Mai 17 (ANG) – O ministro da Saúde Pública prometeu hoje agir de forma implacável contra pessoas que eventualmente tenham desviado para fins comerciais as tendas impregnadas que gratuitamente estão sendo distribuídos as populações.

Carlitos Barai que falava na cerimónia do lançamento oficial da campanha de distribuição dos mosquiteiros, justificou a sua advertência pelo facto de no passado terem aparecido lotes de mosquiteiros a venda nos mercados.

Garantiu que a Inspecção Geral de Saúde Pública vai fiscalizar a distribuição e acrescentou que se eventualmente alguém for apanhado a vender os mosquiteiros este será obrigado a denunciar o técnico de saúde que lhe forneceu o material.

MARCHA DOS INCONFORMADOS: PRIMEIRO-MINISTRO “DESAPONTADO” COM AGRESSÃO A POLÍCIA

Radio Sol Mansi, 31 Maio 2017 - O primeiro-ministro, Umaro Sissoco Embalo, criticou esta quarta-feira (31 de Maio) atitude de manifestantes do Movimento de Cidadãos Conscientes e inconformados, que levou ao confronto físico com as forças de segurança.

Umaro Sissoco que falava esta manhã a chegada ao país vindo de Israel após um périplo de alguns dias defendeu por outro lado que ninguém tem o direito de agredir as autoridades.

«Lamento muito a agressão as forças policiais porque sou homem do Estado, ninguém tem o direito de agredir as autoridades, felizmente outros países matam os manifestantes, mas isso não é caso da Guine Bissau. Trouxe comigo de Israel gaz lacrimogénio para ajudar policias a defender-se. Apesar de não ser todos manifestantes, mas quando temos delinquentes que agridem as forças policiais, que moral tem para quem disse querer ser amanhã presidente ou primeiro-ministro deste país ao pactuar com a violência contra forças policiais?”

Eliminatória CAN’2019: MISTER CANDÉ CONVOCA DUAS CARAS NOVAS PARA ENFRENTAR A SELEÇÃO DA NAMÍBIA 

O médio defensivo, Judinilson Mamadú Tuncará Gomes (Péle) do Feirense, clube luso e Edigeison Gomes, defesa que joga no Henan Jianye F.C da China, são as novidades na lista de convocados de selecionador nacional, Baciro Candé para o jogo da primeira jornada do grupo (K) de apuramento para o CAN’2019 frente a Namíbia, agendado para o próximo dia 10 de Junho, em Bissau.

Eis a lista dos 23 jogadores convocados:

Guarda Redes: Jonas Mendes (Salgueiros), Portugal e Rui Dabó (Casa de Piedade), Portugal.

REPRESENTAÇÃO PRS EM CABO VERDE: DIREITO À MANIFESTAÇÃO

Direito à manifestação deve ser respeitado Segurança pública e Defensores de direitos humanos Liberdade de expressão. Nos últimos meses o PAIGC, em desespero das causas, vem patrocinando, à mistura, jovens e delinquentes a soldo, com intuito de perturbar a ordem pública, desafiar autoridade de estado com objectivo de pôr em causa a paz social, os progressos económicos que estão sendo conseguidos pelo actual Governo na Guiné-Bissau. Porém o mais grave ainda é de incentivar, com propósitos escamoteados, à violência contra a polícia e autoridade de estado. 

Nós não somos contra manifestação, desde que ordeira, disciplinada e com objectivo claro, progressista e por determinada causa. 

O objecto das manifestações são, em geral, tópicos de natureza política, económica, e social. É habitual que se atribua a uma manifestação o êxito, tanto maior quanto maior o número de participantes. O que mais nos estranha é vermos esses patrocinandores escondidos nas ruelas não distantes dos lugares da manifestação. Afinal?

Em muitos países, manifestações populares de protesto são muitas vezes desordem total e a perturbação da ordem pública, como caso da Guiné-Bissau, apoiado por um partido, político que por sua vez não quer a paz, estabilidade e tranquilidade do povo guineense, e por fim imputando toda a responsabilidade e infâmia ao chefe de estado Presidente da República Dr. José Mário Vaz, responsabilizando o, como culpado de toda a situação, o que é falso. 

A liberdade de expressão e manifestação pacífica é um direito humano fundamental garantido na Constituição Guineense e na legislação internacional de direitos humanos. Em um contexto de grave crise política nacional e de polarização da sociedade, é fundamental que as autoridades garantam a ordem pública aos manifestantes. Voltaremos brevemente! 

DS/RPRS-CV

MOVIMENTO GUINEENSE "O CIDADÃO" ACUSA INCONFORMADOS DE TENTAREM DE GOLPE DE ESTADO

O movimento "O Cidadão" da Guiné-Bissau acusou hoje o grupo de pessoas inconformadas com a crise política de terem tentado dar um golpe de Estado na sua manifestação de sábado em Bissau.

Em conferência de imprensa em Bissau, Carlos Sambu, um porta-voz do movimento constituído por jovens, defendeu que a ação do grupo dos inconformados visava simplesmente tomar o poder pela força.

Carlos Sambu não disse, no entanto, de que forma é que isso seria feito.

"Não vale a pena tentar tapar o céu com a mão. Foi uma tentativa de golpe de Estado", disse, Sambu, referindo-se à tentativa dos jovens de passar, por uma barreira policial que os impedia de chegar às imediações do palácio da presidência.

CONFISSÕES DOS VÁRIOS DETIDOS DA TENTATIVA DO GOLPE DE ESTADO.


ARMANDO CORREIA DIAS- NDINHO,  DISSE- NOS QUE TEM OPERACIONAIS EM STAND BY PORQUE OS ELEMENTOS A SEREM EXECUTADOS- MORTOS, SERIAM:
1-    BRAIMA CAMARÁ ( BÁ KEKUTO ).
2-    JOSÉ MÁRIO VAZ ( JOMAV ).
3-    BOTCHÉ CANDÉ
4-  C.E.M.G.F.A BIAGUÉ NAN TAM
ESTES ELELMENTOS ESTARIAM NA LISTA NEGRA ASSIM QUE O OBJECTIVO FOSSE ALCANÇADO. 
ENQUANTO OS INTERROGATÓRIOS VÃO CORRENDO, AS INFORMAÇÕES MAIS DELICADAS COMEÇAM A MOSTRAR A FORMAÇÃO DO PUZZLE.  O NOME DE NDINHO ESTA SENDO MENCIONADO DE TODAS FORMAS E MANEIRAS E TODOS SABEMOS AONDE ISTO VAI DAR, PORQUE NDINHO NÃO PODERÁ ESQUIVAR SEM MENCIONAR O NOME DE OUTRAS PESSOAS.
O RELATÓRIO TORNA- SE PESADISSIMO PARA NDINHO, PORQUE DESTA VÊZ, MEXEU COM “ NATIONAL SECURITY “, E QUANDO SE MEXE COM A SEGURANÇA NACIONAL E PONDO EM CAUSA A SOBERANIA DE UM ESTADO, O QUE RESTA PARA NDINHO NÃO É BOA COISA.

A VIDA DE RAPAZ SOLTEIRO VS RAPAZ COM NAMORADA. TENS ALGUMAS SEMELHANÇAS NA TUA VIDA?

Há homens que dizem que namorar é a melhor coisa do mundo, outros dizem que a vida de solteiro é muito melhor.

O seguinte vídeo mostra as diferenças entre a vida de um rapaz que está num relacionamento e a vida de solteiro.

Qual preferes?               
clique no quadradinho para ampliar (ecrã inteiro)


BRASIL: HOMEM DESENTERRA O IRMÃO E SAI PARA PASSEAR COM O CAIXÃO

Um homem desenterrou o irmão na noite do último domingo (28) e o levou para passear pelas ruas de Prata, interior de Minas Gerais.

Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, o homem foi surpreendido pela polícia enquanto fazia o passeio nocturno.

Ele estava de bicicleta e contou que sonhou com o irmão, que morreu há quase um ano, pedindo para que ele o levasse para dar uma volta pela cidade. Por isso, ele decidiu ir ao cemitério e tirou o caixão do túmulo.

Ele foi identificado pelo nome Elderlandes Rosa. Segundo a polícia, ele estava alterado e precisou ser algemado para ir para a delegacia.

Algumas pessoas filmaram e fotografaram o momento do passeio. A polícia foi chamara por várias pessoas que reclamavam do cheiro que saía do caixão.

Inacreditável, in  https://noticias.mmo.co.mz

MENINO ESQUECE DE LEVAR PASTA À ESCOLA E SUICIDA-SE POR MEDO DE CASTIGO

Tyrese Glasgow, de 12 anos que  esqueceu de levar a pasta para a escola, tomou uma medida drástica, por medo de ser repreendido.

Conta o Daily Mail que o menino de Greater Manchester apenas reparou que se esquecera da mochila quando já ia a caminho da escola. Para evitar receber um recado na caderneta da escola decidiu voltar atrás.

Quando chegou a casa, deu-se conta de que não tinha as chaves de casa e ao invés de voltar à escola, tomou uma medida drástica.

DESMATAÇÃO PARA CULTIVAR CAJU É DOS GRANDES PROBLEMAS DAS FLORESTAS NA GUINÉ-BISSAU

Um dos grandes problemas nas florestas da Guiné-Bissau é a desmatação para a cultura do caju, que se fosse feita de forma ordenada, poderia triplicar a sua produção, disse hoje o engenheiro florestal guineense, Constantino Correia.

"Um dos grandes problemas que temos nas florestas na Guiné-Bissau, do meu ponto de vista enquanto técnico, é a desmatação para a agricultura, principalmente para a cultura do caju", disse.

Segundo o engenheiro guineense, são desmatadas "áreas enormíssimas, destrói-se a floresta e o mais preocupante é que nem se aproveita para lenha o produto da desmatação".

terça-feira, 30 de maio de 2017

FUNDAÇÃO ‘ROSA VAZ’ DOA UM AUTOCARRO À ESCOLA DE SURDOS E MUDOS

Por ocasião do Dia Internacional da Criança 1º de Junho, a Fundação ‘Maria Rosa Vaz’ da Primeira-dama guineense doou à Associação de Surdos da Guiné-Bissau um autocarro de marca Toyota, com capacidade para transportar trinta (30) pessoas.
 
O ato da entrega decorreu esta treça-feira, 30 de maio 2017, nas instalações da Escola de Surdos e Mudos da Guiné-Bissau, situada na localidade de Gardete, secção de Cumura e contou com a presença dos alunos daquela instituição de ensino especial e dos seus parceiros, como a Fundação João XXIII e da representação da União Económica e Monetária Oeste Africana (UEMOA), organização que financiou a aquisição do autocarro, de ‘zero quilómetros’, orçado em cinquenta milhões (50.000.000) de francos CFA.

BANCOS DA GUINÉ-BISSAU SENSIBILIZAM RÉGULOS PARA NECESSIDADE DE ABRIR CONTA BANCÁRIA

Os régulos da Guiné-Bissau e a Associação dos Profissionais de Bancos do país reuniram-se hoje na Presidência guineense para perceberem a importância de abrir uma conta bancária.

"O encontro serviu para sensibilizar a população para abrir contas nos bancos. Como sabemos é uma das formas de ajudar no desenvolvimento económico do país através da captação de poupanças e com essas poupanças, nós os bancos, conseguimos intervir mais no financiamento da economia", afirmou Rómulo Pires, presidente da Associação dos Profissionais dos Bancos da Guiné-Bissau e do Banco da África Ocidental.

NAMORADA DE PRÍNCIPE HARRY SOFRE DISCRIMINAÇÃO RACIAL POR TER MÃE NEGRA

Namorada de príncipe Harry sofre discriminação racial por ter mãe negra
Filha de mãe afro-americana e de pai caucasiano, a actriz e namorada do príncipe Harry admite ter sido, desde muito nova, alvo de discriminação racial.

Filha de mãe afro-americana e de pai caucasiano, a actriz da série “Suits” admite ter sido, desde muito nova, alvo de discriminação racial.

“Descrever algo como sendo preto e branco significa que está claramente definido. No entanto, quando a nossa etnia é negra e branca em simultâneo, essa dicotomia não é tão clara. Na verdade, cria uma área cinzenta. Ser multirracial cria uma linha desfocada que é igualmente obscura e luminosa”, explica a actriz, de 35 anos, à edição britânica da revista “Elle.

segunda-feira, 29 de maio de 2017

UMA DESCOBERTA INÉDITA NA GUINÉ-BISSAU

Os cientistas descobriram recentemente um novo primata nas florestas da Guiné-Bissau, acreditam que é da família da Gorilla beringei graueri, uma das duas subespécies da espécie Gorilla beringei (gorila-do-oriente), atualmente encontrada apenas nas florestas do leste da República Democrática do Congo.

O mais surpreendente, é que o primata está sempre sorridente, um facto que está a intrigar os cientistas e a comunidade cientifica em geral, uns dizem que é bom para o incremento do turismo nacional, outros dizem que é portador do vírus DSP, um vírus da corrupção altamente contagioso. Os cientistas aconselham a imunização da população com a vacina JOMAV e distribuição gratuita do fármaco JOMAV capaz de erradicar o vírus DSP em constante mutação.
A grande faceta do primata, é trafulhice, esta nova espécie, vive da corrupção e negociatas, especializou-se em máfia, gatunagem, desinformação, intriga e regabofe.
Bambaram di Padida

AFINAL O DOMINGOS SIMÕES PEREIRA ESTÁ APEGADO AO PODER E FAZ DE CONTA QUE AINDA DIRIGE ESTE PÁIS QUE SUGOU ATÉ OS ÚLTIMOS MOMENTOS, ADQUIRINDO RIQUEZAS MAL-ADQUIRIDOS


Domingos Simões Pereira, já não é Chefe do Governo, mas está agarrado ao poder e faz de conta que ele ainda exerce influencias na esfera governativa.

Em nome desta ilusão, tem recebido somas astronômicas de Grupos econômicos internacionais, para tráfico de influencias, que deixou de ter.

Como vem sendo pressionado por alguns Grupos e Empresários, faz de tudo para baralhar a actual solução governativa para se poder escapar, pelo menos das pressões.

Em consequência, organiza ou melhor encomenda marchas ao Movimento do Cidadãos Inconformados, concebido por DSP, cujos responsáveis são satélites ou TESTA DE FERRO DO DSP PARA MANIFESTAÇÕES.

PARA CONHECIMENTO DA LUSA, RDP E RTP ÁFRICA: PELA PRIMEIRA VEZ UM CHEFE DE GOVERNO DA GUINÉ BISSAU, EM VISITA A ISRAEL, É RECEBIDO POR SEU HOMOLOGO

O PRIMEIRO MINISTRO DA GUINE BISSAU, GENERAL UMARO SISSOCÓ EMBALÓ EM VISITA A ISRAEL MANTEVE HOJE ENCONTRO DE TRABALHO COM O PRIMEIRO MINISTRO BENJAMIN NETANYHAU.

OS DOIS GOVERNANTES ABORDARAM ASPECTOS QUE SE PRENDEM COM A COOPERAÇÃO ENTRE OS DOIS PAÍSES E GOVERNOS.

ESTA É A PRIMEIRA VEZ QUE UM CHEFE DE GOVERNO VISITA ISRAEL, TENDO SIDO RECEBIDO PELO SEU HOMOLOGO.

Úmaro Sissocó, tornou-se no primeiro alto dirigente da África Ocidental em geral e de toda a historia da Guiné-Bissau em particular, a discursar no Knesset, o Parlamento Israelita, perante todos os partidos políticos com assento parlamentar e de altos dirigentes do país amigo.

Umaro Sissoco Embalo que concluiu Especialidade em Segurança e Expressão Facial no Centro de Stady and Security Defense de Tel Aviv soma & segue. E não é só fotografia.

CLIQUE EM LER MAIS PARA VER FOTOS

"QUEM ESTÁ A PAGAR A CARREIRA MUSICAL DA LUCIANA É O YANNICK DJALÓ", REVELA A IRMÃ LUÍSA ABREU

A poucos dias de apresentar o disco com que pretende relançar a carreira musical, a irmã de Luciana Abreu garante que quem está a pagar tudo é o futebolista, com quem a cantora tem duas filhas.
 
Yannick Djaló, o ex-marido e pai das duas filhas de Luciana Abreu, continua a ser o grande apoio financeiro da atriz e cantora. A revelação é feita por Ana Luísa Abreu, a irmã da artista, que quebrou o silêncio, em declarações exclusivas à revista 'TV Guia'.

"Quem está a pagar a carreira musical da minha irmã é o Yannick Djaló. Foi ele quem lhe deu o dinheiro para investir na carreira musical. Deu-lhe 40 mil euros para ela se relançar no mundo da música", revela Ana Luísa, que saiu de casa da irmã no verão de 2012, dois dias depois do futebolista se ter separado, em rutura, com Luciana Abreu.
 
"A minha irmã é muito materialista. Levava-nos de férias, mas quem pagava as viagens de avião foi sempre o Yannick Djaló. Houve muitas vezes em que eu não fui com eles porque não quis, como aconteceu com uma ida ao Dubai", conta a jovem empresária de 25 anos, revelando o que se passou no seio familiar durante uma deslocação ao México. "Ele pagou-nos tudo: o avião e o hotel. Chegámos lá e a Luciana e o Yannick foram à vida deles e eu e 'mamã' ficámos com a menina. Não fizemos praia o tempo todo. O ar é húmido e o sol é muito forte. A Lyonce era bebé e a minha irmã estava com um barrigão da Lyiannii. Nós ficámos enclausuradas no hotel as férias todas a tomar conta da bebé", descreve.
 
A irmã mais nova de Luciana, que saiu de casa da artista há cinco anos, afirma que esta tem certos hábitos que lhe desagradavam profundamente. "Todos têm de fazer o que ela quer, se não, não prestam. Ela nunca cozinhou uma refeição para o Yannick. Tudo o que ele comeu naquela casa foi cozinhado pela nossa 'mamã'. Ela não sabe fazer nada sozinha, a única coisa que consegue fazer na cozinha são saladas frias", revela a irmã desavinda, que ficou ao lado da mãe, Ludovina, quando Luciana a expulsou de casa a 26 de Setembro de 2016.
 
Aparentemente, e segunda a irmã mais nova da artista, também não terá sido muito fácil para o futebolista Yannick Djaló ter sido marido de Luciana Abreu. "Ela era ciumenta com o Yannick. Lançava dúvidas sobre a relação deles a toda a hora. Suspeitava que ele tinha outras mulheres e fazia-lhe a vida num inferno. O desgraçado perdeu a paciência e foi-se embora. A minha irmã é uma pessoa insuportável", desabafa Luísa Abreu.
 
Fonte: cm

TRIBUNAL DE BISSAU ADIA O JULGAMENTO DE BUBO NA TCHUTO PARA UMA DATA A ANUNCIAR

O Tribunal Regional de Bissau adiou hoje, 29 de maio 2017, sem agendar uma nova data, o julgamento do contra-almirante José Américo Bubo Na Tchuto, acusado de tentar protagonizar um golpe de Estado no país, nos dias 25 e 26 de dezembro do ano 2011.
 
A sala da audiência do Tribunal regional de Bissau estava repleta de algumas figuras militares,  inclusive o antigo Chefe de Estado-maior General das Forças Armadas, General António Indjai, protagonista de golpe de 12 de abril de 2012, bem como alguns curiosos que queriam testemunhar o julgamento.
 
Joãozinho Vieira Có, advogado de Bubo Na Tchuto, disse que o seu constituinte está de consciência tranquila. No entanto, explicou ainda que o adiamento da audição do seu cliente “aconteceu porque os juízes do Ministério Público invocaram a ausência e morte de alguns suspeitos”.

POPULARES DE BOÉ SENTEM-SE ‘TRAÍDOS’ PELO PAIGC E ‘PENHORADOS’ PELO ESTADO GUINEENSE À GUINÉ-CONACRI

[REPORTAGEM] Os populares do sector de Boé, região de Gabú, no leste da Guiné-Bissau, dizem sentir-se traídos pelo PAIGC e penhorados pelo Estado guineense à república vizinha da Guiné-Conacri. A indignação dos populares daquele sector, considerado o berço da independência do país, foi registada pelo repórter do semanário ‘O Democrata’ que visitou aquela zona nos dias 13 e 15 do mês em curso.

Madina do Boé era tida como a maior base (zona libertada) do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), no período da luta armada, depois de ter sido conquistado do exército português no dia 06 de Fevereiro de 1969. A retirada do exército português em Boé ficou conhecida, na história da luta de libertação do país, por Desastre do Cheche – Tchetche” que provocou a morte de 47 militares portugueses, na travessia do rio Corubal.

ORANGO PARQUE HOTEL, ONDE O LUCRO É INVESTIDO NA COMUNIDADE

O Orango Parque Hotel, situado na ilha de Orango, no arquipélago dos Bijagós, na Guiné-Bissau, não é um hotel qualquer, é um projeto de desenvolvimento onde o lucro do turismo é investido na comunidade.


"Tudo o que entra reverte a favor da população", explicou Mariana Ferreira, uma etnóloga romena que chegou à Guiné-Bissau nos anos 80, depois de casar com um guineense, e que assumiu a gerência do hotel há um ano.

Construído em 1997 por um italiano, o hotel foi abandonado durante a guerra civil e posto à venda. A estrutura foi comprada pela fundação suíça Mava e doada ao Instituto da Biodiversidade e das Áreas Protegidas (IBAP), em 2000, quando foi criado o Parque Nacional de Orango.

FAO ALERTA SOBRE O SURTO DE VÍRUS "LETAL" QUE AFECTA VARIEDADES DO POPULAR PEIXE TILÁPIA (BENTANA)

FAO alerta sobre o surto de vírus
Uma doença altamente contagiosa está se espalhando entre a tilápia cultivada e selvagem, que é um peixe de consumo popular em todo o mundo. O anuncio parte da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), que alerta o mundo inteiro para as precauções devidas a se tomar contra essa epidemia que já espalhou pelos continentes americano, africano e asiático.

Em comunicado, informa a FAO que o vírus do lago Tilapia já foi confirmado na Colômbia, Equador, Egito, Israel e Tailândia. Embora o vírus não represente um problema de saúde pública, pode dizimar as populações de tilápias - selvagem e reproduzida em viveiro.

domingo, 28 de maio de 2017

GOVERNO GUINEENSE QUER TURISTAS PORTUGUESES A VISITAR PAÍS


O Governo da Guiné-Bissau quer mais portugueses a visitar o país e lançou recentemente junto de várias agências de viagens portuguesas cinco pacotes de férias para promover o destino em Portugal.
 
A estratégia visa desenvolver o turismo no país, principalmente o ecoturismo no arquipélago dos Bijagós, um conjunto 88 ilhas, classificadas pela UNESCO desde 1996 como reserva da biosfera.
 
"Entendemos que era mais fácil começar por Portugal, porque falamos a mesma língua, e existe um enorme filão de portugueses que conhecem a Guiné-Bissau, ao contrário de outro qualquer país da Europa. Passaram mais de 200.000 militares portuguesas na Guiné e que representam um milhão de potenciais turistas", afirmou à agência Lusa o ministro do Turismo, Fernando Vaz.
 

Segundo Fernando Vaz, como Portugal é membro da União Europeia, "facilmente" o nome da Guiné-Bissau como destino turístico poderá chegar a outros países europeus, apesar de atualmente já aterrarem em Bissau turistas provenientes de França, Alemanha e Itália.

DETENÇÕES

Fonte: Doka Internacional(Ogiva nuclear)
DETENÇÕES, E AO QUE SE SABE PELO MENOS 5 HOMENS E ALGUNS DELES COM LIGAÇÃO ANTERIORES E PRÓXIMAS AO GENERAL ANTÓNIO INDJAI.

A TENTATIVA DE UM GOLPE DE ESTADO ESTAVA EM CURSO, MAS AS FORÇAS DE SEGURANÇA ACABARAM POR DESMANTELAR O CENÁRIO E TODO O ESQUEMA. MAS A TODO O CUSTO A EQUIPA DE MALÉFICA E INIMIGA DOS GUINEENSE PROCURAM ABAFAR O CASO PARA ESCONDER AS FALHAS AO PONTO DE NADA PUBLICAREM NOS BLOGS TERRORISTAS E NAS SUAS REDES SOCIAIS.

DE MOMENTO OS INDIVIDUOS DETIDOS, ESTÃO SENDO OUVIDOS, E FALA- SE TAMBÉM DO ENVOLVIMENTO DE EX GOVERNANTES. 

O NOME DE BACIRO DJÁ VEIO A TÔNA E EU DOKA INTERNACIONAL TENTEI CONTACTAR AO MESMO DEVIDO A NOSSA LIGAÇÃO DE AMIGO E IRMÃO A FIM DE SABER A REALIDADE DOS FACTOS OU CASO CONTRARIO SEJA MENTIRA, MAS OS SEUS DOIS NUMEROS ESTÃO DESLIGADOS.

NO RELATÓRIO REPETE- SE O NOME DE ARMANDO CORREIA DIAS, MAIS CONHECIDO POR NDINHO…, NA PARTICIPAÇÃO DESTA INTENTÔNA, PORQUE NDINHO É QUEM CARREGA COM O DINHEIRO A FIM DE FAZER O ALICIAMENTO. AGORA PERCEBE- SE A RAZÃO DA VIAGEM DE NDINHO 48 HORAS ANTES DO PREVISTO ACONTECIMENTO DA CONSPIRAÇÃO.

MAIS INFORMAÇÕES DENTRO DE MOMENTOS, PORQUE A EQUIPA DE DOKA INTERNACIONAL ESTA NO TERRENO RECOLHENDO TUDO O QUE POSSA SER IMPORTANTE A FIM DE INFORMAR MELHOR AOS GUINEENSES.

RECADOS PARA DSP, DITADURA DE CONSENSO, GUINE PURO E CORJA DE SEGUIDORES CORRUPTOS DO DSP: A GUINÉ BISSAU JÁ ESTÁ A MUDAR; JÁ NÃO TEM ESPAÇO PARA TEU APEGO AO PODER

Fonte: Ditadura do progresso

PASSEM PALAVRAS PARA QUE CHEGUE AO DSP E SEUS BANDOS DE CORRUPTOS, QUE O VEM SEGUINDO COMO CÃO DE FILA, POIS QUE A GUINÉ BISSAU JÁ MUDOU. ALIÁS, MUDA-SE O TEMPO E MUDAM-SE AS VONTADES, POIS QUE OS TEMPOS SÃO OUTROS:

“Melhor não governar o destino dos outros, pois já é difícil e incerto orientar o seu próprio.”

Primo Levi

O DOMINGOS SIMÕES PEREIRA JÁ PERDEU PALPITES E JÁ NEM CONSEGUE MOBILIZAR 100 PESSOAS.

TUDO PORQUE, CAIU-LHE A MASCARA, REVELANDO SUA VERDADEIRA FACETA DE CORRUPTO E DE TANTO APEGO AO PODER.

OPINIÃO

Foto de perfil de Fernando Casimiro
Por: Fernando Casimiro(nosso Didinho), via facebook

Não queremos nem precisamos de ditadura e de ditadores na Guiné-Bissau!

De igual forma, não precisamos de anarquia, e de falsos moralistas que nunca se pronunciaram contra sucessivos regimes ditatoriais na Guiné-Bissau.

O poder na Guiné-Bissau, felizmente, ainda não está na rua, pois se assim fosse, teríamos hoje uma tragédia no país.

Vamos todos discordar das muitas decisões do Presidente da República que serviram de incentivo ou complemento para a crise política e exigir, legalmente, do Presidente da República o respeito pela Constituição e pelas Leis da República, enquanto Chefe do Estado e garante da Constituição. Porém, apesar de todos os erros cometidos pelo Presidente da República, saibamos igualmente, mostrar a nossa sensatez, a nossa coerência, a nossa lucidez, enquanto cidadãos honestos, dignos, lúcidos e comprometidos apenas com o Interesse Nacional, para não cairmos igualmente no ridículo de errar, apontando o Presidente da República como único culpado da crise política e social na Guiné-Bissau.

O PAIGC é o epicentro da actual crise política (mas também, do percurso infeliz do nosso Estado ao longo de quase 44 anos de independência) tenhamos a coragem de reconhecê - lo, de afirmá-lo, positiva e construtivamente, para que também se promovam reformas no PAIGC a bem da estabilidade política e da legalidade democrática na Guiné-Bissau.

QUÉNIA: MENOR DE 14 ANOS LINCHADO POR TER ROUBADO SMARTPHONE

Um menor de apenas 14 de idade foi linchado por populares no Quénia por alegadamente ter furtado um smartphone.
 
 
Ao ser surpreendido com o objecto ora furtado, não foi liberado mais sim sofreu muita pancadaria perpetrado por populares que enfurecidos sem dó insistiram de que devia ser morto.
 
Casos de linchamentos são comuns no país, porém o índice de criminalidade não diminui, ou seja, existe uma guerra entre os populares e os ladrões. A polícia apela a população para não fazer a justiça com as próprias mãos.
 

sábado, 27 de maio de 2017

SETE POLÍCIAS FERIDOS NOS CONFRONTOS COM MANIFESTANTES EM BISSAU

As forças de segurança, devem atuar com a máxima força para reprimir esses arruaceiros e vândalos financiados pelo lobby lusófono e mafiosos do MPLA que querem a todo custo o marionete DSP como Primeiro-ministro da Guiné-Bissau afim de saquearem o país até se fartarem. Porrada nessa escumalha sob pena de o país mergulhar num conflito armado como o de 7 de Junho de 1998. De referir que  agora o  grande objetivo e prioridade de algumas organizações que representam interesses externos é arrastar o país para guerra.

Sete polícias ficaram hoje feridos nos confrontos registados com manifestantes durante um protesto em Bissau, Guiné-Bissau, disse o comissário-geral da Polícia de Ordem Pública (POP), coronel Celso de Carvalho.

"Temos sete agentes feridos, mas disso ninguém fala, como se não fossem todos guineenses", afirmou Celso de Carvalho, durante uma conferência.

MOVIMENTO DE CIDADÃOS REALAMENTE CONSCIENTES MCRC

 
As pessoas realmente consciente agradecem ao Doka Internacional a reivindicação dos seguintes factos:

1º A atuação das forças de segurança nacional agiram muito tarde com desproporção de forças e meios, perante tudo aquilo que Guiné-Bissau inteiro viu, já deviam ter atuado há muito mais tempo e com mais meios, não se pode de forma nenhuma estar a causar distúrbios constantemente e de forma cada vez mais grave sem haver medidas na altura devida.

"Djintis na Reclama Findi Cadera disna, e té goci nada é ca dado"


As forças de segurança devem usar mais força porque não é possível em estado de direito uma perturbação de ordem pública e agressão as forças da ordem ficar impune, vejamos esta imagem.

FORÇAS DE SEGURANÇA DISPERSAM MANIFESTANTES COM GÁS LACRIMOGÉNEO E BASTÕES

Os marginais estão a ser usados pela máfia que atualmente controla o PAIGCWOOD para fins políticos, ou seja, esses marginais são financiados pela máfia para criar distúrbios, insultar o presidente de todos os guineenses, José Mário Vaz(JOMAV) e provocar a guerra no país, esse é o grande objetivo do lobby e máfia que suporta DSP. Hoje,  Sana Canté, fez uma declaração de guerra e desafiou as autoridades, ao afirmar que na próxima  marcha, irão preparados para serem espancados, ou seja irão preparados para o confronto com as forças de segurança(ver vídeo), para um bom entendedor meia palavra basta, vão armados.

Os patrocinadores desses marginais, estão desesperados visto que já investiram tanto dinheiro nas marchas sem resultados, ou seja, as marchas nunca tiveram a adesão expressiva, por outro lado, o povo continua ao lado do JOMAV e a sua popularidade a subir a cada dia que passa, por esse motivo querem um confronto direto com as forças de segurança para provocar derramamento de sangue e guerra no país.  

As forças de segurança dispersaram de uma forma violenta os manifestantes que incendiavam pneus a frente da força de ordem. Os manifestantes atiravam pedras, embalagem plástica de água contra a força policial barricada no cruzamento entre avenida Francisco Mendes e rua Osvaldo Vieira [sede de Sport Bissau e Benfica], impedindo a passagem dos manifestantes para imediações do Palácio da República [Praça dos Heróis Nacionais].

sexta-feira, 26 de maio de 2017

PRESIDENTE GUINEENSE ACUSA POLÍTICOS DE CRIAR PROBLEMAS ATRAVÉS DOS MILITARES

José Mário Vaz diz que nunca houve tanta tranquilidade nos quartéis desde os anos de 1990.


O Presidente da Guiné-Bissau considerou que desde os anos de 1980 nunca o país assistiu à tranquilidade que se vive actualmente dos quartéis.

A afirmação de José Mário Vaz foi feita na quinta-feira, 25, em conversa a jornalistas no qual fez um balanço da sua Presidência Aberta, durante o qual também acusou políticos de tentar criar problemas através dos militares.

PRESIDÊNCIA ABERTA: JOSÉ MÁRIO VAZ AFIRMA-SE DETERMINADO A PROJECTAR A GUINÉ-BISSAU NA SENDA DO PROGRESSO

Bissau, 26 Mai 17 (ANG) – O Presidente da República, José Mário Vaz manifestou quinta-feira a sua disponibilidade de trabalhar para que no fim do seu mandato a Guiné-Bissau esteja livre de todos os problemas que obstaculizam o seu desenvolvimento.

O chefe de Estado vincou esta posição na conferência de imprensa em jeito de balanço da presidência de aberta recentemente concluída em Bissau e que o fez deslocar à todas as regiões do país, tendo nos encontros ali havidos agradecido as populações pela confiança nele depositada e auscultado as aspirações das populações em relação ao futuro do país.

José Mário Vaz revelou que antes de assumir qualquer desafio, sempre se prepara para contra “guerras abertas” de que será alvo, por isso tem registado  sucessos  não só na sua vida pessoal, enquanto empresário mas também nos cargos que ocupou na administração pública.

PRESIDÊNCIA ABERTA/BALANÇO: PRESIDENTE DA REPÚBLICA DIZ TER SIDO MAL INTERPRETADO AO EXPRESSAR “GUERRA” E “INIMIGO” NO SEU DISCURSO DE ENCERRAMENTO

Bissau, 26 Mai 17 (ANG) – O Presidente da República criticou os seus adversários políticos acusando-os de ter desvirtuado completamente as suas palavras.

 O chefe de estado utilizou os termos “inimigo” para dizer adversários político e palavra “guerra” para contextualizar as contradições com os seus constestatários.

“Quando me refiro a expressão guerra, aplico-a de forma positiva, ou seja, procuro incutir na cabeça das pessoas a necessidade de mudanças” vincou José Mário Vaz que sublinhou que a interpretação feita ao seu discurso no último dia da presidência aberta, em Bissau, foi com “ma intenção e no sentido desvirtuado”.  

MARIDO DE PRIMEIRO-MINISTRO DO LUXEMBURGO ACOMPANHA PRIMEIRAS-DAMAS

Gauthier Destenay pousou em várias fotografia com as mulheres dos outros líderes mundiais.

O marido do primeiro-ministro do Luxemburgo tem acompanhado as primeiras-damas dos outros líderes mundiais nos eventos que ocorrem à margem da conferência da Nato.

Gauthier Destenay pousou esta quinta-feira no Castelo Real de Laeken, Bélgica, juntamente com Melania Trump e restantes primeiras-damas, quanto os maridos discutiam assuntos de ordem internacional.

Vestido com um fato preto e gravata cinza, o companheiro de Xavier Bettel esteve sempre entre o glamour das mulheres dos maiores responsáveis políticos internacionais.

VIVER 100 FRONTEIRAS LEVOU PARA A GUINÉ-BISSAU MAIS DE 1000 TONELADAS EM AJUDA

A organização não-governamental portuguesa Viver 100 Fronteiras levou em quase 10 anos mais de 1.000 toneladas de ajuda para a Guiné-Bissau, mas precisa de apoio do Governo guineense. 

"Tínhamos hipóteses de fazer muito mais se no fundo tivéssemos apoio governamental, que permitisse a saída dos contentores do porto com mais rapidez", afirmou a responsável pela Viver 100 Fronteiras, Natália Oliveira, que terminou hoje mais uma missão de ajuda no país.

Natália Oliveira criou a Viver 100 Fronteiras em 2008, depois de ver que a Guiné-Bissau precisava de ajuda.

GUINEENSES ULTIMAM EM BISSAU PREPARATIVOS PARA INÍCIO DO RAMADÃO

O movimento no mercado do Bandim, principal centro de compras em Bissau, capital da Guiné-Bissau, é maior nos dias que antecedem o início do Ramadão, com os guineenses a ultimarem os preparativos para um mês de abstinência.

O Ramadão, um dos cinco pilares em que assenta a religião muçulmana, deverá começar hoje ou sábado na Guiné-Bissau, porque depende da Lua, astro pelo qual se orienta o calendário dos muçulmanos.

Em declarações à agência Lusa, Umaro Djaló, funcionário da Câmara Municipal de Bissau, disse que não costuma ir ao mercado de Bandim (principal centro de compras do país), mas por estes dias é o próprio que se preocupa em adquirir comida para o Ramadão.

quinta-feira, 25 de maio de 2017

PRS DA GUINÉ-BISSAU DEFENDE QUE EVENTUAIS SANÇÕES PODEM PIORAR CRISE NO PAÍS

O líder do Partido da Renovação Social (PRS) da Guiné-Bissau, Alberto Nambeia, disse hoje não acreditar que as sanções internacionais contra políticos guineenses possam acabar com a crise no país, mas “complicar ainda mais”.
 
Em entrevista a Rádio Jovem em Bafatá, no leste do país, Alberto Nambeia afirmou que, em vez de ajudarem, as sanções contra dirigentes do país, poderão “complicar ainda mais a situação” de clivagem.

JOVENS GUINEENSES APOSTAM EM NOVAS TECNOLOGIAS PARA DESENVOLVER O PAÍS

Os jovens inovadores e empreendedores da Guiné-Bissau procuram encontrar quatro soluções com impacto social na área das novas tecnologias de informação e comunicação que serão lançadas no mercado guineense, designadamente, as tecnologias para a Saúde; Educação; Agricultura e Governação Eletrónica.
 
O denominado “Fórum da Inovação Tecnológica” que reúne jovens inovadores guineenses, decorre sob o tema: “Tecnologia para Mudança Social”, uma iniciativa da organização juvenil ‘InnovaLab Guiné-Bissau’ em colaboração com a organização dos Jovens Empreendedores para o Desenvolvimento Local da Guiné-Bissau (JEDEL-GB).

"SEM PAZ EM CASAMANCE NÃO HÁ ESTABILIDADE NA GUINÉ-BISSAU", DIZ SALIF SADIO

Líder do Movimento Frente Democrática Casamance acusa França, Portugal e Inglaterra pela situação na região.
 
O líder do Movimento Frente Democrática Casamance (MFDC), que tem defendido a independência total daquela regional meridional do Senegal, considera que a Guiné-Bissau pode jogar um papel importante nas negociações de paz com Dakar.
 
Salif Sadio afirma, no entranto, que os governantes nacionais guineenses estão envolvidos em corrupção e cumplicidade com as autoridades senegalesas.
 
Em entrevista à VOA e a outros órgãos de comunicação social nesta quinta-feira, 25,voltou a destacar os laços históricos entre os guineenses e a população local, mas disse que sem a paz em Casamance a Guiné-Bissau não pode encontrar a estabilidade.

PODER JUDICIAL: PRESIDENTE DA REPÚBLICA DIZ QUE NÃO PODE HAVER DUAS FACES DA JUSTIÇA NO PAÍS

Bissau, 25 Mai. 17 (ANG) – O presidente da república, José Mário Vaz considerou hoje que não pode haver duas faces da justiça no país, uma a favor de amigos e outra para poucos amigos.

José Mário Vaz discursava na cerimónia de empossamento do presidente e do vice-presidente  do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), nomeadamente, Paulo Sanhá e Rui Nené.

“Não pode haver uma justiça a duas velocidades: uma para os ricos em que os mais influentes da nossa sociedade dizem sempre que são perseguidos politicamente e outra para os pobres, onde os mais fracos se sentem marginalizados”, disse.

José Mário Vaz defendeu que a própria instituição da justiça deve ser o primeira a garantir o cumprimento das suas decisões sob pena de contribuir para o seu próprio descrédito.

ACORDO DE PESCAS UE-GUINÉ BISSAU - MELHORIAS A IMPLEMENTAR


Pergunta Escrita à Comissão Europeia de João Ferreira no Parlamento Europeu.

Durante a segunda ronda de negociações para a renovação do Protocolo do Acordo de Pescas entre a União Europeia e a República da Guiné-Bissau, as autoridades guineenses enunciaram precupações e propostas sobre áreas como a soberania alimentar e incremento do aprovisionamento do mercado interno guineense, a criação de emprego na fileira da pesca e a criação de empresas no sector em cooperação com operadores económicos europeus, entre outras.

Tendo em conta que algumas destas preocupações não são novas, estando associadas a uma recorrente insuficiência na consecução dos objectivos proclamados no domínio do apoio sectorial/cooperação para o desenvolvimento, solicito à Comissão Europeia que me informe sobre que medidas concretas pensa implementar - imediatas, no âmbito da implementação do actual protocolo, e a prazo, num eventual futuro protocolo - para responder às preocupações expressas pelas autoridades guineenses. Pergunto ainda que consideração é feita a respeito das propostas feita Guiné-Bissau.

COOPERAÇÃO: CHINA PROMETE APOIAR SECTOR DE SEGURANÇA DA GUINÉ-BISSAU

Bissau, 25 Mai 17 (ANG) - O Embaixador da República da China na Guiné-Bissau, Jin Hongjun manifestou quarta-feira a vontade do seu país em apoiar os serviços de segurança guineenses.

A saída duma audiência com o Ministro do Estado e do Interior da Guiné-Bissau, Botche Cande, o diplomata chinês não especificou o que o seu país vai fazer mas informou ter recebido das autoridades guineenses um dossier espelhando a situação actual do sector da segurança do pais africano.

Enquanto um dos ministérios encarregues de garantir a segurança das populações, o Ministério de Interior deve estar dotado de condições para a prossecução das suas responsabilidades, referiu o Embaixador da China, quando questionado sobre a razão da escolha deste departamento para visita de género.

Disse ter aproveitado a ocasião para conhecer de perto o titular deste ministério assim como os seus colaboradores , tendo com os mesmos analisado a forma de encetar relações de cooperação.

“Espero poder inteirar-me do conteúdo deste dossier para depois analisarmos em conjunto como os dois países irão cooperar e aprofundar as suas relações neste sector”, referiu Jin Hongjun que define como fundamental,  “o pragmatismo e a vontade de trabalhar”. 

ANG/JAM/SG