Bissau, 16 Mai 14 (ANG) - O Gabinete Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS), doou os últimos equipamentos aos representantes dos Órgãos de Comunicação Social Públicos e Privados para melhor cobertura eleitoral.
Num Comunicado de Imprensa enviado à ANG, o UNIOGBIS informa que depois de terem sido contemplados, no mês passado, com uma parte dos materiais numa cerimónia oficial presidida pelo Representante Especial do Secretario – Geral da ONU para a Guiné – Bissau, onde José Ramos Horta lembrou que a oferta de equipamento profissional honra a promessa feita por ele há alguns meses aos jornalistas.
Os equipamentos em causa foram oferecidos à Televisäo da Guiné-Bissau(TGB), Radiodifusäo Nacional, Agência de Noticias da Guiné e aos directores da imprensa escrita publica e privada, com a finalidade de exercerem com independência, objectividade e fiabilidade, refere o comunicado.
Segundo o UNIOGBIS, os equipamentos ora entregues foram financiados pelo Fundo da Paz das Nações Unidas no âmbito do projecto UN/ PBSO/UNIOGBIS/ PIU, que estará em execuçäo até Dezembro do ano em curso, num montante que ronda os duzentos mil dólares americanos.
“ A oferta é composta por computadores portáteis, gravadores digitais, impressoras multifuncionais, microfones, auriculares, máquinas fotográficas e de vídeos digitais, câmaras de televisão, motorizadas, cartões de recargas, camisolas e material de escritório “ informa o comunicado.
Para finalizar o comunicado refere que no passado dia 10 de Abril José Ramos Horta presidiu a cerimónia de entrega da primeira parte dos equipamentos na sede da Uniogbis, sita em Bissau, na presença do Director Geral da Comunicação Social, Humberto Monteiro e dos directores dos órgãos públicos e privados, representantes da Sociedade Civil e alguns membros das missões de observadores internacionais do processo eleitoral no país.
Fonte: ANG/MSC/SG