O Secretário Executivo da Organização de Aproveitamento para a Valorização do Rio Gâmbia (OMVG), o guineense Justino Vieira, revelou à Grande Entrevista do semanário “O Democrata” que a “barragem hidroeléctrica de Kaleta entrará em funcionamento em Agosto de 2015”. Segundo o Secretário Executivo da OMVG contou igualmente que a construção da barragem é financiada a cem por cento pela República vizinha da Guiné-Conakry, que decidiu endividar-se junto do Exibin Bank da China.
Este responsável disse, durante a entrevista, que a dívida atrasada da Guiné-Bissau junto aquela organização se estima em mais de dois biliões de Francos CFA. Informou ainda que a sua organização leva a cabo um outro projecto de construção da barragem de Sambagalou (Senegal) que terá uma capacidade de produção avaliada em 128 megawatts.
Justino Vieira assegurou que a construção das barragens hidroeléctricas no Senegal e na Guiné-Bissau não põe em risco o futuro da barragem de Kaleta, mas sim vai ajudar os países membros da organização a beneficiarem, ou melhor, a colmatar as suas necessidades em termos de consumo de energia. O responsável da OMVG contou que a sua organização vai apoiar as autoridades guineenses na construção da barragem de Saltinho. Leia entrevista completa