terça-feira, 14 de julho de 2015

PRESIDENTE DA NIGÉRIA DESPEDE CHEFES MILITARES POR FALTA DE EFICÁCIA

O Presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, despediu chefes da marinha, do exército e da força aérea. A notícia foi dada por fonte oficial do governo em declarações à BBC.
 
Esta decisão surge como resposta à falta de eficácia por parte das forças militares contra os militantes do Boko Haram. O comando militar tem sido alvo de fortes críticas pela forma como lidado com seis anos de ataques, que fizeram pelo menos 15 mil mortos e obrigaram 1,5 milhões de pessoas a fugir das suas casas.
 
Durante a liderança destes comandantes, os extremistas conquistaram território, incluindo cidades e aldeias no nordeste, na sua demanda para criar um califado. Além disso, os chefes militares agora afastados foram incapazes de libertar as mais de 200 meninas sequestradas de um colégio na cidade de Chibok, no nordeste do país, a 14 de abril do ano passado, apesar de repetidas promessas.
 
Os substitutos devem ser anunciados brevemente e juntar-se-ão às forças dos Camarões, do Níger e do Chade para combater os militantes do grupo, que também têm atuado nesses países, matando não só cidadãos mas também soldados. Fonte: Aqui