terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

SENEGAL:CHEFES MILITARES AFRICANOS E AMERICANOS DISCUTEM EM DAKAR A PAZ E A SEGURANÇA

Dakar - Os chefes das Forças terrestres de 35 países africanos e de altos responsáveis militares americanos iniciaram hoje (segunda-feira), em Dakar, uma reunião de quatro dias sobre a paz e a segurança em África, noticiou a AFP.
 
O encontro está a analisar as inquietações para a estabilidade do continente, com os massacres de Boko Haram que estão na origem de um adiamento das eleições previstas para 14 de Fevereiro na Nigéria, a violência inter-étnica no Sudão do Sul e as sequelas da guerra civil na República Centro-Africana.
 
"Os soldados e os diplomatas são os parceiros, tal como são os Africanos e os Americanos", declarou o embaixador dos Estados Unidos no Senegal, James Peter Zumwalt, na abertura da reunião.    
O encontro está a ser organizado pelo exército senegalês e o Comando das forças terrestres americanas para África (Usaraf, sigla em inglês), criada em 1955.
 
Os desafios aos quais faz face a África e os Estados Unidos "compreendem a luta contra o terrorismo, o tráfico de droga e a segurança marítima, a luta contra o VIH-Sida e recentemente a batalha contra a febre hemorrágica ao vírus de Ébola", afirmou o ministro senegalês das Forças armadas, Augustin Tine.
 
"Em todos os países, as forças terrestres são uma componente essencial do sistema de defesa, não somente através dos seus efctivos, mas pelo papel central que pode desempenhar no combate contra essas ameaças", disse. Fonte: Aqui