terça-feira, 2 de maio de 2017

MORREU AOS 146 ANOS O HOMEM MAIS VELHO DO MUNDO



Morreu aquele que podia ser o homem mais velho do mundo. O indonésio Saparman Sodimejo, conhecido como Mbah Gotho dizia ter 146 anos. Mbah Gotho vivia numa pequena aldeia na ilha de Java e garantia ter possui documentos, confirmados pelos registos indonésios, que comprovam que tinha nascido a 31 de dezembro de 1870.

Sodimejo foi viúvo quatro vezes e era o último de dez irmãos. O centenário ainda não consta no livro de recordes do Guinness porque apesar de ter sido confirmada a veracidade dos registos, ainda há documentos que estão a ser verificados. euronews - video

Numa pequena cerimónia organizada pelo seu neto Suryanto e outros familiares, os restos mortais de Mbah Gotho foram colocados numa sepultura perto de uma das suas filhas, do quarto casamento e que morreu com 60 anos.
Segundo o neto, a madeira para cobrir o caixão já tinha sido comprada há 18 anos e a lápide em 1992.
De acordo com a sua documentação, Sodimejo nasceu no ano seguinte ao da inauguração do canal do Suez, quando a Indonésia ainda era uma colónia holandesa e se designava Índias Orientais Holandesas.

A organização Guinness World Records atribui o recorde de longevidade à francesa Jeanne Louise Calment, que viveu 122 anos e 164 dias e morreu em agosto de 1997.

A pessoa mais velha do mundo é atualmente a jamaicana Violet Brown, que nasceu a 10 de março de 1900. cm.pt