O Desk África da redacção Internacional da Angop publicou das 7h30 as 17h00 desta segunda-feira as notícias a seguir:
Cabo Verde
Cidade da Praia, - A Conferência Episcopal Interterritorial de Cabo Verde, Guiné-Bissau, Senegal e Mauritânia integra nesta segunda-feira a peregrinação "ad limina", de seis dias, ao Vaticano, iniciada com um encontro com o Papa Francisco.
Burkina Faso
Ouagadougou - O presidente em exercício da União Africana (UA) chegou hoje (segunda-feira) a Ouagadougou, onde vai encontrar-se com os protagonistas da crise burkinabe, que continuam a negociar o processo de restituição do poder aos civis, exercido pelo exército desde o derrube do presidente Compaoré, noticiou a AFP.
Moçambique
Chimoio, - Dois centros de transferência tecnológica vão potenciar a produção de milho e trigo na província de Manica, centro de Moçambique, triplicando o actual rendimento por hectares, disse nesta terça-feira à Lusa fonte oficial.
Sudão do Sul
Juba - Os combates eclodiram no Sudão do Sul entre forças governamentais e rebeldes, a menos de 48 horas após as novas negociações protagonizadas pelos dirigentes da África do Este, visando a um cessar-fogo, noticiou a AFP.
África do Sul
Joanesburgo, - A polícia sul-africana abriu uma investigação sobre a reforma da residência privada do presidente Jacob Zuma, paga com dinheiro público, informam documentos divulgados pelo Parlamento.
Nigéria
Lagos, - Quarenta e sete adolescentes morreram nesta segunda-feira num atentado suicida num colégio do nordeste da Nigéria, um dos mais violentos massacres atribuídos ao grupo islamita armado Boko Haram, que afirma lutar contra a educação ocidental.
Guiné-Bissau
Bissau - A Guiné-Bissau prepara-se para receber na próxima sexta-feira o voo inaugural da EuroAtlantic, praticamente um ano após a suspensão do único voo directo entre Bissau e uma capital europeia que era assegurado pela TAP via Lisboa, noticiou a Lusa.
Líbia
Trípoli - A alta representante da União Europeia (UE) para a Coordenação da Política e Segurança, Federica Mogherini, sublinhou no fim-de-semana a necessidade de se lançar uma iniciativa política forte e comum com vista a encontrar uma solução para a crise na Líbia.
Trípoli - O Egipto, o Chipre e a Grécia apelaram para a cessação imediata da violência e dos confrontos na Líbia e para um diálogo político inclusivo e num processo de reconciliação nacional.
Benghazi - O ministro líbio do Interior, Omar Al-Sanki, anunciou a formação de uma unidade de dois mil membros da Polícia para garantir a segurança da cidade de Benghazi, após a sua "libertação dos extremistas", prestes a serem expulsos pelas unidades do Exército líbio que consolidam o seu controlo.
Tanzânia
Dar es Salaam - O presidente tanzaniano, Jakaya Kikwete, foi submetido com "êxito" a uma operação da próstata num hospital dos Estados Unidos, anunciaram nesta segunda-feira os serviços da Presidência, em Dar es Salaam.
Senegal
Londres - O grupo escocês Cairn Energy anunciou nesta segunda-feira a descoberta de um segundo poço de petróleo ao largo da costa do Senegal, um mês após a confirmação de um primeiro poço.
Tunísia
Túnis - O exército tunisino lançou domingo uma operação militar, com a Guarda Nacional e elementos da segurança apoiados por seis helicópteros, contra grupos terroristas entrincheirados nas montanhas de Lahrichi, no noroeste da Tunísia.
Egipto
Cairo - O Ansar Beit al-Maqdis, principal grupo jihadista egípcio e que até agora estava vinculado à Al-Qaeda, jurou fidelidade à organização Estado Islâmico (EI), segundo uma gravação de áudio divulgada nesta segunda-feira. Fonte: Angop