quinta-feira, 3 de maio de 2018

JUSTIÇA: SOCIEDADE CIVIL PEDE DECLARAÇÃO DE BENS AOS TITULARES DE CARGOS POLÍTICOS

Bissau, 02 Mai 18 (ANG) – O Movimento Nacional da Sociedade Civil para a Paz, Democracia e Desenvolvimento pede a Inspecção Superior Contra Corrupção, ao Supremo Tribunal de Justiça e a Procuradoria-Geral da República para exigirem aos titulares de cargos políticos o cumprimento da declaração de seus bens e rendimentos.

Em comunicado enviado à ANG, esta organização da sociedade civil sustenta que está “preocupada com sinais de desconfiança deixadas transparecer com a acumulação de funções de primeiro-ministro com as de ministro da economia e finanças”, por parte do actual chefe do governo, Aristides Gomes.

“Só assim se permitirá a fiscalização dos actos da governação e dos governantes”, refere o comunicado assinado pelo presidente desta organização, Fodé Carambá Sanhá, evocando a Lei nº7/99, de titulares de cargos políticos.

O Movimento da Sociedade Civil apela, por outro lado, ao povo guineense maior vigilância à governação e aos procedimentos conducentes a realização de eleições que se quer “livres, justas e transparentes”.

“O Movimento lamenta a participação mínima das mulheres no actual governo liderado por Aristides Gomes, tendo extinguido o ministério específico da Mulher, facto que evidência a pouca sensibilidade dos actores políticos na problemática de género, apesar de grande trabalho que as organizações femininas têm vindo a desenvolver no país”, lê-se no comunicado.

 ANG/SG