Um obus explodiu no distrito de Gorongosa, em Sofala, e feriu três irmãos, todos menores de idade, que estavam a caçar ratazanas nas proximidades da região de Vunduzi, que foi palco de confrontos entre as forças governamentais e homens armados da Renamo.
Os três irmãos, de 16, 13 e nove anos de idade, ficaram feridos na região de Tazaronda, no interior do distrito de Gorongosa, província de Sofala, quando estavam a caçar ratazanas.
Refira-se que as vítimas e os seus pais retornaram, esta semana, à sua residência na sequência do fim das hostilidades, anunciada há cerca de duas semanas.
Segundo apurámos, as vítimas pegaram numa enxada e foram caçar ratazanas nas imediações da serra de Gorongosa e acabaram detonando um obus. O tio das vítimas, Tito Josse, explicou ao “O país” que os menores em causa, tal como muitas outras crianças, neste período do ano, caçam ratos e ratazanas nas matas. “Por volta das 14h00, ouvimos uma forte explosão e gritos das crianças. Julgávamos que era o reinício dos confronto e chegámos até a procurar refúgio, mas como não ouvimos mais nenhum som de armas, decidimos aproximar ao local e encontrámos as três crianças feridas”.