terça-feira, 2 de setembro de 2014

PRINCIPAIS NOTÍCIAS PUBLICAS PELA DAFRI

Senegal
Dakar,  - A ONU anunciou que está muito preocupada com a segurança alimentar nos países da África ocidental mais afectados pela epidemia de Ébola, que provocou na região uma escassez de mão de obra e a interrupção do comércio entre fronteiras.
 
África
Tóquio, - Cientistas japoneses anunciaram nesta terça-feira o desenvolvimento de um método para detectar a presença do vírus Ébola em 30 minutos, com técnica de diagnóstico simples que poderia ser utilizada na África ocidental.
 
Egipto
Cairo,  - Onze políciais egípcios morreram nesta terça-feira na explosão de uma bomba na passagem de uma viatura pelo Sinai, onde os jihadistas intensificam os atentados desde que o exército destituiu o presidente islamita Mohamed Morsi.
 
Quénia
Nairobi, - Mais de um milhão de pessoas vivem em condições próximas da inanição na Somália, informa nesta terça-feira um relatório conjunto das Nações Unidas e da Agência dos Estados Unidos para a o Desenvolvimento Internacional (USAID).     
 
Lesotho
Washington,  - Os Estados Unidos apelaram as partes em crise no Lesotho a resolver os seus diferendos através do diálogo ao invés de utilizar a força, segundo um comunicado do Departamento de Estado americano enviado nesta terça-feira à PANA em Washington.
 
Tunísia
Túnis, - Um deputado tunisino, Mohamed Ali Nasri, escapou segunda-feira a uma tentativa de assassinato por um grupo armado em Kasserine, uma cidade próxima da fronteira com a Argélia, segundo um comunicado do Ministério do Interior.
 
Rwanda
Kigali,  - Pelo menos dois alunos rwandeses foram mortos e vários outros ficaram feridos, segunda-feira à noite, por um raio num estabelecimento de ensino primário de Mushenyi, no distrito de Rutsiro, no oeste do Rwanda, soube-se nesta terça-feira junto das autoridades administrativas nesta região.
 
Moçambique
Maputo - A campanha eleitoral em Moçambique, que arrancou domingo em todo o país, rumo à eleição do Presidente da República, dos Deputados da Assembleia da República e dos Membros das Assembleias Provinciais, é classificada pelos partidos políticos na cidade de Maputo como sendo livre, ordeira, pacífica.
 
Cabo Verde
O novo ano escolar em Cabo Verde arrancou hoje, segunda-feira, e as aulas vão começar a 15, com cerca de 120 mil alunos do pré-escolar ao secundário e cerca de oito mil professores, confirmou fonte oficial.