sexta-feira, 4 de maio de 2018

GUINÉ CONAKRY: ALPHA CONDÉ CRITICA JORNALISTAS

Na Guiné-Bissau, o Presidente da República, JOMAV, é injustamente  enxovalhado e insultado diariamente nos meios de comunicação social mas nunca mandou espancar, exiliar ou matar os seus detratores. Enquanto que na vizinha Guiné-Conacri (inferno na terra), o ditador Alpha Condé, não perdoa, ou seja, manda espancar, exiliar e matar os seus detratores, manifestantes e membros da oposição. Obrigado JOMAV por ter implementado a democracia na Guiné-Bissau.

Ponto a reter: O relatório do RSF acusa igualmente o regime do Presidente Alpha Condé de “forçar os jornalistas ao exílio, por terem publicado artigos controversos”.

Conakry - O Presidente da Guiné Conakry, Alpha Condé acusou quinta-feira os jornalistas guineenses de veicularem “falsas informações e apresentarem uma má imagem do país». 
«Penso que vocês não contribuem para a melhoria da imagem da Guiné que, como digo sempre, é vítima do seu passado”, disse num encontro com os jornalistas.
Alpha Condé reagiu asperamente contra os jornalistas por causa do relatório da ONG Repórteres sem Fronteiras (RSF), de 2018 sobre a Guiné elevar o país o 104º lugar num total dos 180 países no mundo, um recuo de três pontos em relação a 2017.
No relatório, RSF escreve nomeadamente que «periodicamente o governo tenta censurar a imprensa crítica sob o pretexto administrativo, como “a suspensão de várias rádios, em Novembro 2017, jurídicos, tais como ofensa as instituições, publicação de falsas notícias, ou financeiras, como a falta de pagamento das dívidas do Estado”.

A ONG afirma que a certa altura, a Alta autoridade da Comunicação social não responde aos pedidos de autorização da média, para depois acusá-la de não estar autorizada.
Não é a primeira vez que o encontro entre Alpha Kondé e a imprensa foi tenso. Aquando da cerimónia de encerramento do encontro da imprensa francófona, em Conakry, a 25 de Novembro de 2017, o chefe do Estado ameaçara encerrar algumas estações de rádio que entrevistassem os sindicalistas em greve.
O relatório do RSF acusa igualmente o regime do Presidente Alpha Condé de “forçar os jornalistas ao exílio, por terem publicado artigos controversos”.
Condé disse que alguma imprensa guineense contribui para a exacerbação das tensões étnicas, alegando mesmo que existem estações semelhantes a rádio Mil colinas, multiplicando apelos a eliminação da minoria, como foi o caso no Ruanda.
Fonte: Angop

Foto: internet