quinta-feira, 31 de março de 2016

JUIZ LASSANA CAMARÁ ORDENA ACOMPANHAMENTO DE ENTRADA DOS 15 DEPUTADOS NA ANP


Lassana Camará - Juiz

O juiz de direito, Lassana Camará do Tribunal Regional de Bissau deferiu ao ministério da Administração Interna para colocar dez policiais junto a sede do parlamento guineense, por forma a acompanharem e assistirem, juntamente com o oficial, a entrada dos 15 deputados expulsados do PAIGC, na casa parlamentar, “na qualidade de deputados da nação”.
 
De acordo com o despacho nº 145/2016 do processo nº 43, entregue à imprensa, o juiz Cassamá, advertiu que fica desde já que qualquer pessoa que tente obstruir a entrada dos mesmos nas instalações da Assembleia Nacional Popular, incorrerá no crime de desobediência previsto e punível nos termos do artigo 239 do Código Penal. 
 
Uma fonte da ANP afirma que estão a espera só do Supremo Tribunal de Justiça sobre a matéria. Esta manhã a Comissão Permanente da ANP esteve reunida para análise da crise política da Guiné-Bissau.
 

PRINCIPAL PARTIDO DA OPOSIÇÃO DA GUINÉ-BISSAU RETOMA LUGARES NO PARLAMENTO

O PRS, principal partido da oposição na Guiné-Bissau, retomou hoje os assentos na Assembleia Nacional Popular (ANP) depois de mais de dois meses de ausência devido à divergências com a direção da instituição.

Segundo Inácio Correia, primeiro vice-presidente da ANP, os membros do Partido da Renovação Social (PRS) retomaram hoje os seus lugares na Comissão Permanente e "deram uma contribuição valiosa" nos trabalhos, notou.

"Felizmente tomaram parte depois do conflito. Reconsideram a sua posição, participaram e deram uma contribuição valiosa nos trabalhos", indicou Inácio Correia, referindo-se à presença dos seis deputados do PRS na reunião da Comissão Permanente.

MOÇAMBIQUE: OPERAÇÕES MILITARES CONTRA PLANOS DE GOVERNAÇÃO DA RENAMO

A RENAMO tinha anunciado que passaria a governar as seis províncias onde alega ter vencido as eleições parlamentares de 2014 a partir do fim de março. Um objetivo pouco provável quando aumenta a violência em Moçambique.

Chegou ao fim esta quinta-feira, 31 de março, o prazo dado pela RENAMO para iniciar a governação nas seis províncias onde reclama vitória eleitoral. Mas o maior partido da oposição parece não ter os meios necessários para concretizar os planos.

POLÍTICA: SOCIEDADE CIVIL ACREDITA NA RESOLUÇÃO, À CURTO PRAZO, DA PRESENTE CRISE

Sociedade civil corrupta, "barriga di meia", hipócrita, mafiosa e alienada. Um grupinho de asnos ao serviço de interesses egoístas e obscuros. De recordar que foi essa mesma sociedade civil que pediu a desobediência civil aquando da destituição do maior fiasco chamado DSP e prometeu destituir o presidente da república, José Mário Vaz.  

Bissau, 31 Mar 16 (ANG) – O Porta-voz do Movimento Nacional da Sociedade Civil para a Democracia, Paz e Desenvolvimento afirmou, hoje em Bissau, acreditar na resolução, à curto prazo, da presente crise política do país.

 Mamadú Queta que falava à ANG sobre os resultados dos contactos com os partidos políticos e outros atores, na procura de solução para atual imbróglio político, afirmou que nos encontros mantidos, nomeadamente com o PAIGC e PRS, estas duas formações políticas mostraram-se disponíveis ao diálogo.

“Durante esses dias, levámos a cabo vários encontros, por um lado, para termos a aproximação entre o PAIGC e o PRS e, por outro, para al
cansar um entendimento entre o PAIGC e o grupo de 15 deputados expulso desta formação política”, explicou para acrescentar que agora irão efetuar reuniões com o parlamento para que se possa retomar o seu funcionamento normal.

LUANDA MANDA MENSAGEM FORTE A EMBAIXADORES EUROPEUS

Governo diz não aceitar ingerências e classificou de inamistosa declaração dos embaixadores europeus sobre sentença contra activistas.

O Governo angolano avisou os diplomatas europeus de que não vai aceitar ingerências nos assuntos internos e classificou de inamistosa a declaração dos embaixadores europeus em Luanda sobre a sentença contra os 17 activistas.

Esta posição foi revelada à imprensa nesta quinta-feira, 31, pelo secretário de Estado das Relações Exteriores que exigiu ao embaixador da União Europeia (EU) em Luanda, Gordon Kricke, que "prestasse esclarecimentos" sobre a posição conjunta daquela delegação e das embaixadas dos Estados-membros.

CAMPONESES DA GUINÉ-BISSAU VÃO PASSAR A COMPARTICIPAR AQUISIÇÃO DE ALFAIAS AGRÍCOLAS

Camponeses da Guiné-Bissau vão passar a comparticipar aquisição de alfaias agrícolas
Os pequenos agricultores da Guiné-Bissau vão passar a comparticipar em 40% as alfaias agrícolas oferecidas pelo Governo, indicou hoje o ministro da Agricultura, Aníbal Pereira.

O responsável pela agricultura guineense fez o anúncio no ato da assinatura de um protocolo com o Ministério da Economia e Finanças, que gere a Agência Nacional do Crédito, instituição que detêm as alfaias agrícolas do Governo.

MOVIMENTO REVOLUCIONÁRIO DE ANGOLA PEDE DESTITUIÇÃO IMEDIATA DO PRESIDENTE

media
O Movimento Revolucionário está a convocar para dia 9 de Abril uma manifestação para exigir a libertação imediata dos presos políticos e a destituição do presidente.

Adolfo Campos, membro do Movimento Revolucionário admite que na "mega-manifestação" que está a ser convocada para dia 9 de Abril e cujo itinerário foi analisado esta quarta-feira (30/03) "haverá uma repressão activa por parte do regime e que podem até acontecer mortes".

UNIÃO EUROPEIA PEDE MAIS EMPENHO ÀS AUTORIDADES DE BISSAU NO COMBATE AO NARCOTRÁFICO

O embaixador da União Europeia na Guiné-Bissau, Victor Madeira dos Santos, entregou à secretária de Estado da Cooperação Internacional e das Comunidades um documento que define a estratégia de combate ao narcotráfico, que será debatida numa reunião da ONU, entre 19 e 21 de abril, a ter lugar em Viena (Áustria).

«Trata-se de mais um alinhamento com as posições da comunidade Internacional. O encontro de Viena vai abordar questões importantes, em particular o narcotráfico, não esquecendo a abolição da pena de morte e o respeito pelos direitos do homem», afirmou o diplomata.

O embaixador da União Europeia no país referiu ainda que a organização «tem apoiado de forma incondicional os trabalhos do Escritório da ONU para o Combate à Droga e Crime Organizado (ONUDC) na Guiné-Bissau.
Fonte: Abola.pt

ÁFRICA DO SUL: JACOB ZUMA CONDENADO A PAGAR OBRAS FEITAS NA SUA RESIDÊNCIA

Jacob ZumaOposição pede renúncia do Presidente sul-africano.

O Tribunal Constitucional da África do Sul ordenou nesta quinta-feira, 31, ao Presidente Jacob Zuma a devolver parte do dinheiro que gastou para melhorar a sua residência privada e que, desde então, tem sido alvo de críticas de vários sectores.

"O Presidente deve pagar ele mesmo o valor fixado pelo Tesouro Nacional", disse o presidente do tribunal, Mogoeng Mogoeng, antes de destacar que Zuma "não respeitou, nem defendeu, nem seguiu a Constituição".

COMUNIDADE INTERNACIONAL NA LUTA CONTRA O TERRORISMO NO MUNDO


A comunidade Internacional ou seja os parceiros de desenvolvimento no seu todo não estão hoje em dia preocupados com a situação sócio- politica da Republica da Guiné Bissau. A preocupação dos doadores e da Comunidade Internacional esta centrada na guerra contra o terrorismo no mundo.

Os fundos ou seja o dinheiro prometido durante a mesa redonda de Bruxelas que completou  precisamente um ano no dia 25 de Março não tem nada a ver com o conflito político no país ou ainda a instabilidade política como frisou o ministro das finanças da Guiné Bissau, na sua entrevista encomendada nas médias portuguesas nomeadamente na agência Lusa, RTP/Africa e numa certa revista que como magia nos apresenta um ministro das finanças super-inteligente sem igual que a Guiné-Bissau já mais teve. 

ÁFRICA OCIDENTAL EM ALERTA VERMELHO

As nações da África Ocidental sabem que estão sob ameaça. Por isso, e após os ataques em Bamako, Ouagadougou ou Grand-Bassam, instalaram novos dispositivos de segurança. O portal Jeune Afrique elencou as principais alterações nestes países.

Burkina Faso – Patrulhas, vigilância nos hotéis e controlo de fronteiras

Após o atentado em Ouagadougou, a segurança foi aumentada junto aos grandes hotéis da capital. Mas algumas unidades hoteleiras recusam estas medidas – até porque têm de ser pagas pelos hotéis. Por outro lado, as autoridades garantem que as patrulhas da guarda e da polícia em Ouagadougou foram reforçadas. Ao mesmo tempo, uma série de operações de segurança tiveram lugar no país nas últimas semanas, nomeadamente na região de Tapoa, na fronteira com o Níger.

MOÇAMBIQUE: TENSÃO POLÍTICA AGUDIZA-SE

Os cães de fila da CPLP,  defendem a pressão internacional para resolução da crise guineense, paradoxalmente defendem uma solução interna para resolução do conflito político-militar que assola Moçambique, onde diariamente morrem pessoas vitimas da guerra e milhares fogem para o vizinho Malawi. Que vergonha!

Está a chegar ao fim o prazo dado pela RENAMO para iniciar a governação nas seis províncias onde reclama vitória eleitoral. A tensão político-militar agudiza-se no país. Veículos blindados foram avistados em Muxungué.

Na manhã desta quarta-feira (30.03), mais de uma dezena de veículos blindados e dois autocarros que transportavam militares chegaram a Muxungué, na província central de Sofala.

quarta-feira, 30 de março de 2016

ANGOLA: BAJULADORES PORTUGUESES

marcelo-costa

O Presidente da República português e o primeiro-ministro deste país, assumem-se, perante os angolanos como oportunistas e bajuladores que esperam ainda receber mais migalhas da nossa Banda.

Por Sami Kakinda, Jornal folha 8

Pergunto: – Algum dia, em Portugal, um cidadão seria detido, acusado e punido por ler e debater livros ditos “subversivos” e preparar como refere a Justiça do M um “golpe de estado” com lapiseiras e cadernos? Ou estes dirigentes portugueses já não se lembram da ditadura de Salazar que diziam e dizem ter combatido?

GREVE/ENSINO PÚBLICO: PROSSEGUE IMPASSE ENTRE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E SINDEPROF

Bissau, 30 Mar 16 (ANG) - O Presidente do Sindicato Democrático dos Professores (Sindeprof), voltou a acusar o executivo de falta de cumprimento do memorando do entendimento anteriormente assinado com o sindicato.

Laureano Pereira que falava hoje à ANG, em jeito de  balanço do encontro tido  terça-feira com a Ministra da Educação, disse que foram mostrados pelo ministério o que foi feito e o que não foi possível fazer , em relação as reivindicações dos professores.

“Entendemos que o governo continua a não cumprir o que prometeu aquando da assinatura do memorando do entendimento, porque estão a justificar o não cumprimento do acordado com a  não aprovação do Orçamento Geral do Estado(OGE) “
disse.

REI DA JORDÂNIA ACUSA A TURQUIA DE PREPARAR A JIADE NA EUROPA

A 11 de Janeiro de 2016, o rei Abdullah da Jordânia participava em Washington numa reunião com membros de três comissões Senatoriais (Inteligência, Negócios Estrangeiros e Forças armadas). Segundo David Hearst (antigo jornalista do Scotsman, depois do Guardian, actual redactor-chefe do Middle East Eye) que pode consultar as actas da reunião, o rei teria acusado o presidente Recep Tayyip Erdoğan de ter organizado a vaga de migrantes para a Europa e de ter nela, intencionalmente, colocado jiadistas.

TURQUIA REIVINDICA O BANHO DE SANGUE DE BRUXELAS


JPEG - 59.4 kb
O quotidiano {Star}, órgão oficioso do regime de Recep Tayyip Erdoğan, abre a sua "actualidade" de 22 de Março de 2016 (quer dizer, a própria manhã dos atentados de Bruxelas), com a manchete «Bélgica Estado Terrorista». O jornal critica à Bélgica ter deixado famílias de vítimas curdas da guerra civil manifestarem-se em Bruxelas durante a cimeira UE-Turquia.  

Rede Voltaire, Savvas Kalèdéridès*

Desde há seis meses, a Turquia ameaça a França, a Bélgica e a Alemanha, e intima-os a ajudar a eliminar o movimento de libertação nacional Curdo. Ideologicamente o regime de Recep Tayyip Erdoğan considera, com efeito, que os Turcos são uma «raça superior» e que os Curdos devem obedecer ou ser eliminados. A França, que havia tomado o compromisso de ajudar a Turquia a resolver a questão curda «sem comprometer a integridade do seu território» (isto é, movendo os Curdos turcos para a Síria), mas, que já não está à altura de manter a sua promessa, foi a primeira atingida. A Bélgica que dá asilo a Curdos, foi o segundo alvo.

PRESIDENTE DE ANCA DIZ QUE 300 FCFA SERÁ O PREÇO MÍNIMO DA CASTANHA POR QUILOGRAMA


caju de Bissau
O presidente da Agência Nacional da Castanha do Cajú, Henrique Mendes(na foto), disse que o preço mínimo da castanha de cajú por quilograma será de 300 francos cfa (0,45 euros), e não os 250 francos cfa, conforme tinha avançado na entrevista concedida a O Democrata.

Mendes explicou que, de acordo com as concertações feitas recentemente, é possível arrancar com o preço 300 francos CFA por quilograma, durante a campanha do presente ano.

Presidente da Agência Nacional de Cajú - Henrique Mendes
“Em relação a este aspecto, para tranquilizar os agricultores, se a tendência se mantiver conforme aconteceu no ano passado, a campanha poderá começar com um preço de 300 francos CFA. Tudo isso de fato, pode evoluir depois rapidamente. Em 2015 abrimos com 300 francos CFA por quilo e depois de uma semana subiu para 400 francos, isto é o comportamento normal do mercado”, assegurou.

CÔTE D'IVOIRE: CONFLITO ENTRE CRIADORES DE GADO E AGRICULTORES CAUSA 19 MORTOS NO NORTE DO PAÍS


Abidjan - Os confrontos entre criadores peuls e agricultores, que eclodiram na passada quinta-feira, causaram 19 mortos dos quais um gendarme em Bouna, vila situada no nordeste da Côte D'ivoire, anunciaram esta terça-feira as autoridades ivoirienses, citadas pela AFP.

Um balanço anterior, segundo a mesma fonte, fazia menção de 17 mortos.    

"A calma já regressou, mas o balanço é de 19 mortos dos quais um gendarme, 41 feridos dos quais dois gendarmes", afirmou a ministra ivoiriense da Coesão Social e de Indemnização das Vítimas, Mariatou Koné.

terça-feira, 29 de março de 2016

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA À PROVA DO ACÓRDÃO DO SUPREMO TRIBUNAL DE JUSTIÇA EM SEDE DE TRIBUNAL CONSTITUCIONAL


Guiné-Bissau: Artigo 8º da Constituição da República à prova do Acórdão nº. 1/2016, do Supremo Tribunal de Justiça em sede de Tribunal Constitucional

Por: Carlos Vamain


Um dos princípios fundamentais do ordenamento jurídico-constitucional guineense é de que o Estado subordina-se à Constituição e baseia-se na legalidade democrática (Artigo 8º). Acresce-se a este princípio a clara imposição do constituinte guineense a respeito da necessidade de os actos do Estado se conformarem com a Constituição sob pena de nulidade. Pois, na Guiné-Bissau, a validade das leis e dos demais actos do Estado depende da sua conformidade com a Constituição (n.º 2, do Artigo 8º). A contrario sensu, toda a vez que um acto de um dos órgãos do Estado, a saber, o Presidente da República, a Assembleia Nacional Popular, o Governo, os Tribunais e o Poder Local não se conformarem com a Constituição é nulo. Isso porque todo o acto jurídico que não preencha os critérios de validade não produz efeitos úteis em direito.

PRIMEIRO-MINISTRO INICIA NO SENEGAL PRIMEIRA VISITA AO ESTRANGEIRO

Bissau,29 Mar 16(ANG) - O Primeiro-Ministro Carlos Correia encontra-se desde segunda-feira no Senegal naquilo que constitui a sua primeira deslocação oficial ao estrangeiro, e que o  levará ainda à Venezuela e Portugal 

Trata-se da sua primeira saída ao estrangeiro desde que assumiu o cargo do chefe de executivo em Setembro de 2015.

Segundo a RDP-África, Carlos Correia irá permanecer na capital senegalesa durante três dias durante os quais vai analisar com as autoridades locais questões da cooperação bilateral.

"Com o Senegal, país vizinho, vamos tratar das nossas relações fundamentalmente as questões ligadas ao acordo da exploração conjunta das fronteiras marítima e que já expirou e que temos que renovar e outros aspetos da cooperação", informou Carlos Correia.

CENTRO DE FORMAÇÃO DE COIMBRA APOIA PROMOÇÃO DO ARTESANATO NA GUINÉ-BISSAU

O Centro de Formação Profissional do Artesanato (CEARTE), de Coimbra, vai colaborar com o Governo da Guiné-Bissau para promover o artesanato guineense, que pretende transformá-lo num meio de desenvolvimento socioeconómico do país.

O CEARTE e o Governo da Guiné-Bissau acabaram de formalizar um protocolo de cooperação para promover o artesanato deste país, de modo a "obter o rápido crescimento do setor", tornando-o "alavanca do crescimento socioeconómico, cultural e do combate ao desemprego", anunciou hoje aquele centro de formação.

EMPODERAMENTO FEMININO "CONTRIBUI PARA DEFESA CONTRA EXTREMISMO VIOLENTO"

Avaliação é da diretora-executiva da ONU Mulheres, Phumzile Mlambo-Ngcuka; Conselho de Segurança debateu nesta segunda-feira o papel das mulheres na prevenção de conflitos na África.

Mulher carrega cartaz com mensagem de paz na República Democrática do Congo. Foto: ONU/Eskinder Debebe

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas realiza nesta segunda um debate aberto sobre o papel das mulheres na prevenção de conflitos na África. A diretora-geral da ONU Mulheres participou do encontro.

Para Phumzile Mlambo-Ngcuka, "o empoderamento das mulheres contribui para a defesa contra o militarismo e o extremismo violento" e requer "maior apoio e investimento".

segunda-feira, 28 de março de 2016

METER O PAÍS EM CAOS E SARILHOS PARA PROTEGER ESPOSA

Fonte: Doka Internacional, mais conhecido por ogiva nuclear
 
Muitas hipóteses foram levantadas, para procurar a origem coincidente das divergências entre DSP e JOMAV mas, nenhuma delas até hoje, é a hipótese mais acertada porque, as vezes as pessoas abordam uma parte dentre muitas que existem, neste diferendo.
 
Não é por causa somente dos Fundos doados na Mesa Redonda de Bruxelas que o DSP e o seu STAFF tendem fazer de um “ Tabu” ao povo, na forma da sua gerência porque, na verdade, mesmo nos países mais evoluídos que a Guiné-Bissau, fundos desta natureza, deve ser gerida com a máxima transparência possível para não acontecer extravio na sua aplicação visto que, são empréstimos para ser devolvidos mais tarde, acarretando assim juros não fixos mas sim, variáveis, dependendo assim da queda e subida da moeda inicialmente conotada. Assim, muitas das vezes, os países que contraem estes tipos de empréstimos acabam por pagá-las, 3 ou até 5 vezes mais do que o valor real concedido no início. Por isso, a garantia dessa concessão, não podia servir de maneira nenhuma, como Bandeira de campanha de boa governação porque, ficaremos á pagar esta dívida por mais de 30 anos.

O MÓBIL DOS ATENTADOS DE PARIS E DE BRUXELAS

 
Thierry Meyssan*
 
Não se sabe, de momento, quem comanditou os atentados de Paris e de Bruxelas. Diferentes pistas foram aventadas. No entanto, apenas a hipótese de uma operação montada pela Turquia está hoje em dia estabelecida. Thierry Meyssan relata o conflito escondido que assombra as relações entre a União Europeia, a França e a Turquia desde há cinco anos.
 
muito cedo para designar, com certeza o comanditário dos atentados que atingiram Paris, a 13 de Novembro de 2015, e Bruxelas, a 22 de Março de 2016. Entretanto, de momento, apenas os elementos que exporemos fornecerão a propósito uma explicação razoável.

FIDEL CASTRO DIZ QUE CUBA "NÃO PRECISA DE PRESENTES" DOS EUA

O ex-presidente cubano Fidel Castro afirmou hoje que Cuba não vai esquecer as confrontações do passado com os Estados Unidos e que a ilha "não precisa de presentes" do vizinho do norte.

"Não precisamos que o império nos dê nenhum presente", afirmou o "pai" da revolução cubana, 89 anos, retirado do poder desde 2006, num texto publicado uma semana depois da visita do presidente norte-americano, Barack Obama, a Havana.

"Os nossos esforços serão legais e pacíficos, porque o nosso compromisso é com a paz e a fraternidade de todos os seres humanos que vivem no planeta", acrescentou no longo texto, intitulado "Irmão Obama". 

LUANDA, ANGOLA: ACTIVISTAS CONDENADOS, DEFESA PEDIU RECURSO

Activistas trajados com camisa com referência a palhaço, AngolaDomingos da Cruz e Luaty Beirão com penas mais altas

O Tribunal de Luanda condenou os 17 activistas, acusados de actos preparatórios de rebelião contra o Estado angolano, a penas entre dois anos e três meses e oito anos e seis meses de prisão efectiva.

O activista e professor Domingos da Cruz, autor do livro que serviu de base para a acusação, foi quem teve a pena mais pesada: oito anos e seis meses, depois do cúmulo jurídico.

MOÇAMBIQUE: FORÇAS DE SEGURANÇA MOÇAMBICANAS INVADEM SEDE DA RENAMO

As forças de defesa e segurança de Moçambique invadiram hoje(27 Mar) a residência do líder da Renamo e a sede nacional do principal partido da oposição na capital moçambicana.

Um contingente das forças de defesa e segurança de Moçambique invadiu em pleno domingo de Páscoa, a residência protocolar do líder da Renamo em Maputo.

A denúncia foi feita no início da tarde através das redes sociais pelo filho de Afonso Dhlakama foi confirmada pelo comandante da polícia em Maputo, Bernardino Rafael.

GUINÉ-BISSAU VENCE QUÉNIA E LIDERA GRUPO E DE QUALIFICAÇÃO PARA A CAN2017

Imagem DjurtusSegundo jogo realizado ontem em Nairobi, Quénia. Viva djurtus!

Lusa, 27 de Março de 2016 - A seleção de futebol da Guiné-Bissau assumiu hoje(27 Mar) a liderança do grupo E de qualificação para a Taça das Nações Africanas (CAN2017), ao vencer a sua congénere do Quénia por 1-0.

O golo da vitória da Guiné-Bissau foi marcado por Cícero, aos 85 minutos, um lance contestado pelos quenianos, que alegaram que a bola não transpôs a linha de golo, tendo o jogo estado mesmo interrompido vários minutos por distúrbios entre os apoiantes do Quénia.

BURUNDI ACUSA RUANDA DE QUERER «EXPORTAR» GENOCÍDIO

O partido no poder no Burundi acusou este domingo o Presidente do Ruanda, Paul Kagame, de querer «exportar» o genocídio depois de o ter «experimentado» no seu país em 1994.

O Burundi enfrenta uma profunda crise política, que tem implicado ondas de violência graves desde que, no final de abril do ano passado, o Presidente do país, Pierre Nkurunziza, apresentou a candidatura a um terceiro mandato. Mais de 400 pessoas foram mortas e mais de 250 mil fugiram do país, e, destas, cerca de 75 mil refugiaram-se no Ruanda desde o início desta crise, sendo que o Burundi tem acusado o país vizinho de estar a armar os opositores de Nukurunziza.

«O laboratório do genocídio é o Ruanda, porque o presidente Kagame experimentou-o na casa dele e quer exportá-lo para o Burundi, para ser um pequeno imperialista», lê-se num comunicado assinado por Pascal Nyabenda, presidente do CNDD-FDD, o partido atualmente no poder no Burundi.

Em 1994, em apenas 100 dias, mais de 800 mil pessoas foram massacradas no Ruanda por extremistas étnicos hútus, que tinham como alvo a comunidade minoritária tutsi e também os seus adversários políticos, independentemente da etnia. Fonte: Aqui

domingo, 27 de março de 2016

A MELHOR PRESIDENTE DO STJ DE TODOS OS TEMPOS DA GUINÉ BISSAU

Maria Do Céu Silva Monteiro, antiga Presidente do STJ da Guiné Bissau e actual Presidente do Tribunal de CEDAO é com certeza a melhor Presidente do Supremo Tribunal de Justiça de todos os tempos da nossa terra. Por isso, a invenção de que ela ter vindo para a sua terra (Guiné Bissau) como tem sido desde a sua consagração por mérito neste prestigiado Tribunal, não passa de pura demagogia e de ressentimento das pessoas derrotadas, neste caso DSP e comparsa.

De salientar, quem está de lado da verdade e da justiça não precisa de fazer corredores ou seja fazer contactos como foi no famoso acórdão que tinha feito o trabalho da ANP em vez de concentrar no que era essencial.
 
Outrossim, Céu Monteiro tem sentido de estado e não leva para o âmbito profissional os problemas pessoais. Vejamos um exemplo: O Governo do Carlos Gomes Júnior (CADOGO) assassinou o poeta Hélder Proença, marido da Maria do Céu a sangue fria, mais este crime não foi alvo duma vingança pessoal a quando da candidatura ambiciosa deste as presidenciais de 2012.

Para terminar, é bom antecipar que o DSP e comparsas estão derrotados na justiça e ninguém pode mudar isso. A constituição está clara no artigo 82 ponto 1 para quem disse que é mais inteligente dos guineense, mas não se lembra que o seu posto na CPLP não foi concurso, enquanto da Dra. Céu foi.
 

ANGOLA: NITO ALVES A BEIRA DA MORTE E ESTENDIDO NO CORREDOR DA PRISÃO DE VIANA

Luanda - "SOS" NITO ALVES é a nota posta a circular nas redes sociais na qual descreve o estado crítico que o activista Nito Alves se encontra e se se não for encaminhado urgentemente para cuidados intensivos "tudo poderá acontecer suplicam os familiares.
 
Fonte: Club-k.net
 
Transcrevemos na íntegra a nota:

Estou a sair agora da cadeia de Viana.
ADVERTISEMENT

O Nito esta estendido no corredor da cadeia desde as 18h de ontem e dobrado no lençol. A dado momento pensei que ele estava morto, pois nem sequer consegui falar comigo.

Os reclusos que lhe estam acompanhar, disseram que o caso dele é muito serio e consequentemente, não conseguiram dormir "toda noite". Diarreia sem parar durante as últimas 24 horas. E neste momento é só água que sai. Febres muito altas e sem remedios para atenuar as dores.

GUINÉ BISSAU SOB ESCRUTÍNIO INTERNACIONAL

Por, RFI
A  longa crise  que  afecta a Guiné Bissau  começa a inquietar  fortemente a comunidade internacional  e  em particular as organizações continentais e regionais como a União Africana, a CEDEAO( Comunidade  Económica para o Desenvolvimento dos Estados da África Ocidental) e a UEMOA.    
Preocupada com a situação de crise política duradoura na  Guiné Bissau, a  Comunidade Internacional  multiplica os contactos visando um desfecho para a  mesma, que  tem provocado a estagnação do   progresso económico do país da África Ocidental. A UEMOA(União Económica e Monetária da África Ocidental) à semelhança do Conselho de Segurança da ONU,da União Africana e da CEDEAO  enviou uma delegação à Bissau com o objectivo de se inteirar sobre a situação no país.

LUÍS MELO, CADU LOBO DE PINA E BOTCHE CANDÉ EM MAUS LENÇÓIS PELO QUE AS DETENÇÕES PODEM ACONTECER A QUALQUER MOMENTO

 
Luís Melo, Presidente de Conselho de Jurisdição do PAIGC e Conselheiro do PM para área da Defesa e Segurança, assunto que o próprio não percebe patavina, terá sido o responsável pela tentativa frustrada e escandalosa de exportação madeira na semana passada???
Luís Melo, em conivência com o chefe de Gabinete de Carlos Correia, Cadu Lobo de Pina, segundo as nossas fontes e, pago por alguém!!!???!!! 
Quem foi o responsável pela carta que o PM assinou autorizando a exportação de 46 contendores de madeira para China, contra toda uma decisão de colectivo governamental?

TACIANA VICE-CAMPEÃ DO “GRAND PRIX DA GEÓRGIA”

 image

A rainha de arena de Judo da Guiné-Bissau, Taciana Lima Baldé sagrou-se ontem, 25 de março 2016, vice-Campeã do “Grand Prix da Geórgia”, conquistando mais uma medalha de prata, na competição que vale pontos para o apuramento olímpico que se encerra em finais de maio próximo.
 
A internacional Guineense fez quatro lutas na categoria de 48 quilos. Ganhou o primeiro combate contra a atleta da Roménia, Dumitru por “IPPON” (um golpe que finaliza a luta com pontuação máxima).

sábado, 26 de março de 2016

ESCLARECIMENTO AOS LEITORES

 
Antes de tudo, gostaria de desarmar as mentiras e barafundas postada no Blog Ditadura do Consenso, do Narcótico Aly Silva(na foto).
 
- Os 12 milhões de Dollar/USA: É que, na altura, o Governo liderado pelo Carlos Gomes Júnior (CADOGO), tinha conseguido através de Angola o valor atrás referida, para apoio orçamental do Estado da Guiné-Bissau. Mas, o problema é que, o mesmo CADOGO, deu instruções ao país doador (Angola), para que o dinheiro seja depositado numa conta no Banco BAO, que não é a conta do Tesouro Público/Ministério das Finanças.

AL JAZEERA ENGLISH DIVULGA REPORTAGEM SOBRE TENTATIVA DE GOLPE NO BRASIL – COM VÍDEOS

 
 
Veja um dos vídeos: Aqui
 
TV Al-Jazeera English faz reportagem especial (vídeo legendado em português) sobre o papel que a mídia brasileira tem desempenhado na tentativa de tirar Dilma Rousseff da Presidência da República

Publicações como Der Spiegel (Alemanha), The Economist (Inglaterra), El País (Espanha), Público (Portugal), The Guardian (Inglaterra), Página 12 (Argentina) e até mesmo a rede de televisão Al-Jazeera, entre outras, estão denunciando a ameaça contra a democracia no Brasil. E mais: boa parte desses veículos destaca o protagonismo da mídia brasileira no golpe.

Um exemplo é a publicação alemã Der Spiegel. Sob o título “A Crise Institucional no Brasil: Um Golpe Frio”, no último sábado (19.03.2016), em seu online, a Spiegel citou textualmente a participação das Organizações Globo em prol do impeachment.

A RECOLONIZAÇÃO DA LÍBIA

 
Os Estados Unidos e a França - como pode comprovar os correios eletrônicos de Hillary Clinton - decidiram bloquear "o plano de al-Gaddafi de criar una moeda africana", como uma alternativa ao uso do dólar e do franco CFA.

 
Na comédia dos erros do teatro da política, o primeiro ator Renzi disse que "a Itália fará sua parte" na Líbia, em seguida - logo que o Pentágono declarou que a Itália fará o "papel principal" - ele disse que "a missão militar italiana na Líbia não está na ordem do dia", quando, na verdade, essa missão já começou, com as forças especiais que o parlamento italiano colocou às ordens do primeiro ministro. E, para dar a luz verde oficial, o primeiro ministro Renzi espera pela formação, na Líbia, de "um governo super-sólido que não nos faça repetir os erros do passado".
 
Vamos olhar para o passado, enquanto esperamos que a miragem de um "governo super-sólido" apareça no deserto líbio. Em 1911, a Itália ocupou a Líbia com um corpo expedicionário de 100.000 homens. Logo após o desembarque, o exército italiano fuzilou e enforcou 5.000 líbios, enquanto deportava milhares. Em 1930, por ordem de Mussolini, metade da população de Cirenaica, cerca de 100.000 pessoas, foi deportada para 15 campos de concentração, enquanto a força aérea, para esmagar a resistência, bombardeou aldeias com armas químicas, e a região foi cercada com 170 km de arame farpado. O líder da resistência líbia, Omar al-Mukhtar(na foto), foi capturado e enforcado em 1931. Em seguida, começou a colonização demográfica da Líbia, com a ocupação de terras mais férteis e deslocamento da população para terras áridas. No início dos anos 1940, a Itália foi derrotada na Líbia pelo Reino Unido e os Estados Unidos. O emir Idris al-Senussi, convertido em rei pelos ingleses, em 1951, concedeu a essas duas potencias o direito de utilizar bases aéreas, navais e terrestres em solo líbio. Às portas de Trípoli, Wheelus Field se converteu na base aérea e nuclear mais importante dos Estados Unidos no Mediterrâneo.

QUEM NOS AMEAÇA REALMENTE?


Como se faz para justificar a guerra se não existe um inimigo que nos ameaça?
Simples, basta inventá-lo ou fabricá-lo. É o que ensina o general Philip Breedlove, o chefe do Comando Europeu dos Estados Unidos que está para passar a outro general estadunidense(americano) o bastão do Comando Supremo na Europa.
 
Na sua última audiência no Pentágono, ele adverte que “ao Leste, a Europa tem diante de si uma Rússia que ressurge e é agressiva, a qual representa uma ameaça existencial a longo prazo”.
 
 
Ele modifica assim a realidade: a nova guerra fria na Europa, contrária aos interesses da Rússia, foi provocada com o golpe da Praça Maidan, pela estratégia dos Estados Unidos e da Otan(NATO), que continua a alimentar as tensões para justificar o crescente deslocamento de forças para a Europa oriental.
 
Na Ucrânia, foi constituído um comando conjunto multinacional para o treinamento “até 2020” das forças armadas e dos batalhões neonazistas da Guarda Nacional, de que se ocupam centenas de instrutores da 173ª Divisão dos EUA transferidos de Vicenza, acompanhados por britânicos e canadenses.

REFERENDO NO SENEGAL APROVA MANDATOS PRESIDENCIAIS MAIS CURTOS

Os senegaleses querem que os mandatos presidenciais sejam mais curtos, passando de sete para cinco anos a partir de 2019, de acordo com os resultados do referendo de domingo.
 
A comissão eleitoral anunciou que 63% aprovaram esta mudança, proposta pelo próprio Presidente, Macky Sall. Os votos contra representaram 38%.
 
Além das mudanças nos mandatos presidenciais, a nova Constituição do Senegal propõe 14 outras alterações. Entre elas constam a limitação em termos de idade para candidatos presidenciais (75 anos) e a possibilidade de candidaturas independentes, a limitação dos mandatos (reafirmando que poderão ser apenas dois), a definição do estatuto de líder da oposição (que envolve benefícios oficiais), o empoderamento dos conselhos locais e novos direitos para os cidadãos – nomeadamente nas áreas do ambiente, dos recursos naturais e da posse de terras. Fonte: Aqui

sexta-feira, 25 de março de 2016

COMPETÊNCIAS DO TRIBUNAL CONSTITUCIONAL EM PORTUGAL.

Competências do Tribunal Constitucional em Portugal. Na Guiné-Bissau é o Supremo Tribunal de Justiça que assume as competências do Tribunal Constitucional. Seria bom que tivéssemos acesso documental sobre as competências do Supremo Tribunal de Justiça da Guiné-Bissau no seu papel de "Tribunal Constitucional". Didinho - facebook

Competências